sábado, fevereiro 11, 2006

O (infeliz) Cartoon de António

O Cartoon de António (Expresso 11/02/06) com o título, "Contra a censura... afiar lápis!", onde uma "caricatura" da arquitectura "islâmica" que remete para o "templo do amor" do Thajmahal protegido por quatro "lápis-minaretes" erectos e virilmente "afiados", é desenhado a ser cercado e atacado por diversos e patéticos "lápis-canhões" com o "bico" escondido (enfiado no afia...); representa, até por porvir "da pena" do mesmo autor do famoso Cartoon do Papa com o preservativo no nariz, toda a ambiguidade (e impotência) da veemência com que (não) estamos a saber defender a "nossa" liberdade de expressão.
Para desenhar este lamentável Cartoon, que reforça a tese da virginal religião de paz sob a ofensiva dos (ocidentais) "lápis-beligerantes", e que, imagino, terá feito as delícias de "muitos" fundamentalistas... mais valia estar quieto!
Eis a caricatura deste António:
Um "Lápis-Erecto" às riscas verticais com as cores da bandeira da Dinamarca, e com o "Bico-Afiado" sobre o desenho da dita cuja península, desenha, numa folha em branco, o mapa da Europa, sobre a ameaça de uma Cimitarra que o ameaça decepar, mas, que com muito optimismo... apenas o "afia" ainda melhor!
Não haverá quem.