sábado, fevereiro 11, 2006

F***-**, C****** Uma Ideia "Original", ou... (Não Estou Aqui Para Enganar Ninguém)














Pesquiso (por engano) "pintura urbino" no google imagens para ver se encontro a pintura do Baptistério de São João de Brunelleschi , que depois (engano desfeito) sei ser em Florença, para ilustrar uma posta sobre "a pintura fotográfica" da idade clássica, conforme as teses de DH, onde (em "pintura urbino" - que confusão) reencontro (do C&C - o livro) a "Flagelação de Cristo" de Pierro della Francesca, que à falta de melhor penso "servir" os meus propósitos...
Saco (de outra pesquisa) a imagem. É boa, é grande... muito detalhe. Olho para a construção arquitectónica da pintura, estranho umas "vigas" cruzadas sem apoios... sem Pilares. E depois ainda mais, a enigmática proveniência da fonte de luz que ilumina (apenas aquela) parte do "tecto" da construção (sobre a Coluna encimada por uma escultura) onde decorre a "acção" (da flagelação).
É A "LOGGIA" DO CREMATÓRIO DO ASPLUND!!!
Confirmo. Não é possível.
É A "LOGGIA" DO CREMATÓRIO!!!












O ponto de vista que o pintor escolheu para a observação que faríamos da pintura coincide com o ponto de vista de quem caminha em direcção à "Loggia" da "Chapel of the Holy Cross", recortada pelo "impluvium" que ilumina uma escultura (já não sobre uma coluna, mas sobre um plinto) que não sei o que representará, mais uma prece ou uma ascensão, que uma flagelação..., que a Social Democracia Sueca dos anos 40, não se confunde com a corte de Urbino do Sec. XV!
Nova pesquisa, cruzada, para Pierro della Francesca e Asplund, não produz resultados. Será possível. Uma ideia "original"? Já tinha desistido. Não esta tudo (mais que) descoberto. Desmintam-me se puderem!

1 Comments:

Blogger Belogue said...

está muito bem, não se preocupe. mas merecia uma versão 2012. pense nisso!

1:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home