quarta-feira, fevereiro 15, 2006

A Irreversibilidade da Eternidade

"Gostava de demonstrar agora a irreversibilidade da eternidade utilizando uma experiência para a verificação da entropia. Imaginemos uma caixa de areia dividida pela metade, com areia negra num lado e com areia branca do outro. Convidemos uma criança e façamos com que corra cem vezes no sentido dos ponteiros do relógio, até que a areia se misture e comece a ficar cinzenta. Depois façamos com que corra no sentido contrário. O resultado não será a restauração do estado e divisão original, mas um maior grau de cinzento e uma maior aumento da entropia."
Robert Smithson, A Tour of the monuments of Passaic, Art Forum, Dezembro 1967; Citado por Silvestre Castellani no "Texto crítico" relativo à habitação Unifamiliar em Lerns, Girona do Arq. Enric Ruiz Geli, intitulado "Acupunctura Natural", conforme publicado na revista Arquitectura E Vida, N.º 68, Fevereiro 2006

Não percebo. Quem é que corre "cem vezes" de um lado para o outro? É a areia, ou a criança? E porque é que convidam uma criança? Um adulto não serve? É uma forma encapotada de trabalho infantil ou uma forma de poupar na mão-de-obra? E são muito finos para explorarem um estagiário, ou a carne destes já não é suficientemente tenra para o vosso palato? Experiências com gatos, ainda vá que não vá. Agora, as crianças. Deixem as crianças em paz! Eu sei que a judiciária está ocupada a confiscar PC de jornalistas PI (de incorrectos) mas a vossa vez há-de chegar, tarados!

1 Comments:

Blogger AquiQ said...

Meu Caro,
possivelmente em 1967 não havia tantos estagiários disponíveis e, assim, tinham que usar crianças (talvez os próprios filhos) para estas experiências, a troco de uns tostões.

11:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home