segunda-feira, novembro 28, 2011

ice ice baby

Das consecutivas decisões que o país foi tomando – e que continua a tomar – desde 2008 que não há vítimas a registar, a não ser os banqueiros e políticos que levaram à crise da dívida pública. No rescaldo do colapso financeiro, a população compreendeu rapidamente que também tinha a sua quota parte de culpa na iminente bancarrota e preparou-se para apertar o cinto. Mas não da forma como os Estados-membros da UE o têm feito: consecutiva e sem resultados à vista.

A nacionalização dos três grandes bancos islandeses no rescaldo do seu colapso por pressão popular em 2008 e a queda do governo conservador abriu caminho à recuperação. O país continua a pagar o resgate de 2,1 mil milhões do FMI mas esse valor não impede o crescimento económico, potenciado ainda por medidas como a criação de uma comissão constituinte de cidadãos sem filiação partidária que agora é consultada em quase todas as decisões políticas e pela contínua busca e julgamento dos responsáveis pelo estalar da crise. Resultado: para além dos números já avançados, está previsto um crescimento de 2,7% do PIB islandês em 2013.

Islândia: Crescimento económico triplica em relação à UE em 2012

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá, isto é mais do domínio da estupidez pura e simples. Em relação à Europa, fazemos todos os malabarismos possíveis para estar do lado do problema: mesmo a Merkel vai ter que acordar porque se a Europa estourar a Alemanha estoura com ela. Mas nós temos o Vítor Gaspar que mais parece uma forma qualquer de inteligência artificial...

R.

2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=px0c4Tgg6gg&feature=youtube_gdata

2:03 da tarde  
Blogger AM said...

obg

estava, para não sair do tema, a tentar linkar o A.I. mas o tube, infelizmente, está muito lento...

6:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home