segunda-feira, setembro 19, 2011

prefere o leitor do ODP

a) uma posta sobre a actualidade da "arquitectura da austeridade" do grande Moretti no imediato pós-guerra (2)
b) uma reflexão "old-blog" concomitantemente culta e light sobre (sei lá...) a dialética estilo/disciplina

7 Comments:

Blogger alma said...

A b) sem a menor dúvida :)))
gostei do ligth !

11:02 da tarde  
Blogger AM said...

desculpe, estava apenas a ser pedante LOL

11:08 da tarde  
Blogger AM said...

percebido :)
a "austeridade" é uma cena a que não assiste :)))

11:26 da tarde  
Blogger alma said...

LOL
vai longe...

11:39 da tarde  
Anonymous Miguel C said...

à primeira vista apetece a b) mas depois surge o bicho sobre o futuro que puxa para a)

mas como a primeira impressão geralmente é a mais acertada... b)

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A a) substituindo austeridade por ALTERIDADE.
Claro que "colocar-se na posição do outro para poder compreendê-lo" é uma impossibilidade nas condições actuais do exercício da arquitectura. Suspeito mesmo da presente capacidade para entender uma personalidade tão densa como foi Moretti. Seriam necessários outros "óculos" para ver além do arrojo das formas e descobrir a imensa convicção ideológica e politica que sustenta os seus projectos.

João Fragoso

2:44 da tarde  
Blogger AM said...

muito obrigado, caros amigos

Miguel C

não vale votar nos dois :)
ODP não é o estado da florida (mais a região antónima da grande coelheira)

João Fragoso

fico-me pela austeridade (para alteridade o amigo Skyzo)
concordo que para "compreender" o Moretti em toda a sua (dele) "densidade" seria necessário um estudo (nunca uma posta...) bem mais ambicioso
desta vez (já houve outros momentos Moretti no ODP), o fascinio "tombou" (não dá para escrever aqui em itálico) para a rica austeridade (nunca para a pobreza "minimalista"...) de obras como as "casa(s)-albergo" de Milão
a longa fachada do "hotel" na Rua (lazarus, lazarus)* Lazzaretto por exemplo faz dos parcos recursos matéria maior (com aquela "fila" de janelas "a mais"...)
mas isso, claro, como escreve, é ainda o "arrojo das formas" (ou a aparente simplicidade do "talento" e do génio...)
repare, apenas, em "minha (auto-)defesa" (pareço o da ilha...), que Moretti é um "autor" (é) que não chega a "pisar" as "obras completas" da "arquitectura moderna" de um KF...

* http://www.allmusic.com/album/the-evening-visitsand-stays-for-years-r246746

Miguel

b) é mais (foi mais, está a ser mais) sobre a escada do Juvarra e a escada do Schinkel no Altes
como seria diferente uma (hipotética) "história da arquitectura" que "investisse" pelos "problemas" (como desenhar uma certa escada com certos des-propósitos...) em vez de pelos "estilos"...
David Watkin fala de Juvarra como um "praticante" (por falar em estilos e em s'mol...) de um "estilo (barroco) interncional" :)))
isto para nós, (pedantes, umbigistas) "internacionais" do "moderno" é francamente cómico :)))

6:31 da tarde  

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