o princípio (da incerteza)
não tinha a mais pequena a-lembrança do "pavilhão" (da casa do porteiro...) do Rossi para a casa (não construída) de Borgo Ticino mas agora que fomos, por assim dizer, devidamente apresentados, agora, ando (mais que) meio obcecado com mais esta casa do porteiro...
porque aquilo (número de "pilares" e relação com o dimensionamento e organização dos compartimento interiores...) está (para mim - para os meus "preconceitos"... Kahnianos...) tudo "errado"...
mas ao mesmo tempo que "duvido" dos seus, do projecto, da obra, "erros", recordo, o que (salvo erro) sobre o trabalho de MGD+EJV (salvo erro) escreveu (ai a minha memória...) Duarte Cabral de Mello...
recordo aquele (terrível) "porque não" proferido em jeito de interrogação que nos faz (perpetuamente...) vacilar (das canelas...) nas nossas certezas sobre as coisas... "certas"...
ODP (lá está ele a "corrigir" o Rossi...), teria (pelo menos) experimentado com mais uma coluna (7 em vez das 6 construídas) ou com 3 ("acertando" pela "geometria" do interior...) ou...
mas tudo o que tento, levanta outros problemas (a "composição" das 3 janelas no alçado posterior...), praticamente insolúveis...
o número de colunas "par" remete para a tradição da arquitectura clássica
o número de colunas "ímpar" teria remetido para a tradição moderna, "serial", para a "ausência" de centro conforme definido (por exemplo) pelos "pilotis" da Savoye...
será isso suficiente para justificar uma passagem da modernidade de Le Corbusier a uma Pós-modernidade em Rossi!?...
não o creio... mas isso seria já toda uma outra posta...
porque aquilo (número de "pilares" e relação com o dimensionamento e organização dos compartimento interiores...) está (para mim - para os meus "preconceitos"... Kahnianos...) tudo "errado"...
mas ao mesmo tempo que "duvido" dos seus, do projecto, da obra, "erros", recordo, o que (salvo erro) sobre o trabalho de MGD+EJV (salvo erro) escreveu (ai a minha memória...) Duarte Cabral de Mello...
recordo aquele (terrível) "porque não" proferido em jeito de interrogação que nos faz (perpetuamente...) vacilar (das canelas...) nas nossas certezas sobre as coisas... "certas"...
ODP (lá está ele a "corrigir" o Rossi...), teria (pelo menos) experimentado com mais uma coluna (7 em vez das 6 construídas) ou com 3 ("acertando" pela "geometria" do interior...) ou...
mas tudo o que tento, levanta outros problemas (a "composição" das 3 janelas no alçado posterior...), praticamente insolúveis...
o número de colunas "par" remete para a tradição da arquitectura clássica
o número de colunas "ímpar" teria remetido para a tradição moderna, "serial", para a "ausência" de centro conforme definido (por exemplo) pelos "pilotis" da Savoye...
será isso suficiente para justificar uma passagem da modernidade de Le Corbusier a uma Pós-modernidade em Rossi!?...
não o creio... mas isso seria já toda uma outra posta...
5 Comments:
Mon ami, a arquitectura do Rossi é um pesadelo da razão, coisa muito intima, muito dele (e de Chirico); Kahn não entra no filme; quanto ao Egas e ao Becas apalparam e não seguiram o rebanho acrítico que à época se entreteve com janelocas aos quadradinhos e guardas em X. Tudo o resto e treta!
Prof Doc Simas Yves
É o principio da certeza que o AM encontrou o genius loci do Rossi
LOL
É mesmo intrigante :)
AM,
"...Rossi é um pesadelo da razão, coisa muito intima, muito dele... "
parece-me o saudoso admirador da Serenela :)
AM,
vejo algo semelhante com este :
http://flocos.tv/curta/gitanos-sin-romancero/
caro Prof Doc Simas Yves
a ideia que a arquitectura do Rossi é uma coisa muito lá (só) dele parece ser também, segundo o seu colega Jean La Marche no "the familiar and the unfamiliar in twentieth-centuru architecture", o ponto de vista de Peter Eisenman
(agora sobre Rossi e Eisenman quero ir reler - a trabalheira que isto dá... - quero ir reler sobre o cemitério de modena no "ten canonical buildings 1950-2000"
o kahn entra no meu filme...
mas é quase impossível não pensar na influente obra do museu de kimbell (67-72) quando se "estuda" esta obra do rossi de 73...
os monstros das bolachas seguiram as "cruzes" do oriente... e do bairro alto :)
alma :)
calhou :)
o rossi :)
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