terça-feira, julho 04, 2006

Variações Sobre a Casa do Guarda em Nafarros


















Variações sobre o Projecto da Casa do Guarda em Nafarros de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira de 1995 (o projecto), desenhadas (as variações) na sequência da publicação do projecto (e não da obra...) no número 157 da revista Arquitectos, da AAP (associação...) de Março de 1996.
O losango do original virou quadrado, e a estrutura da compartimentação espacial do interior, igualamente alinhada pela paredes exteriores "laterais", conforma-se...
A diagonal, as "frutíferas" diagonais do original, sobrevivem, como "excepção" (à regra), no mezanine de acesso aos quartos e I.S. do primeiro piso, que engorda para "acomodar" as I.S. e emagrece para "acomodar" aos degraus do lance das escadas. Recorda-me (a diagonal) do projecto das casas em série para artesãos de 1924 do Le Corbusier e do Pierre Jeanneret publicada no "Vers une Architecture". A volumetria, a cobertura, replica muito fielmente, o projecto original, mas "em forma" (cá está) muito simplificada, e fazendo coincidir a tangencia (da recta à curva) com o alinhamento das paredes dos quartos (recusando a "sobreposição" de temas, do projecto original). O tecto dos quartos remete e pede a revisitação do projecto da "Maison de Weekend" de 1935 do LC e PJ, e do famoso quarto da "Hill House" de 1902-03 do Mackintosh.
Em "espírito", é mais Kahn, que Venturi, pois é para aí que a mão me puxa, e portanto pré MGD+EJV, pré Manuel Vicente e pré Venturi... mais "velha" (paradoxo) que o original e até estou cá desconfiado, que a sacana mentiu na idade, e que é muito mais velha... 100 anos... em cada perna!
Poderia ser um módulo auto-suficiente, como agora se diz...
E vão dedicadas (as ditas variações) ao ZM.