Scarpa (oggi)
Scarpa (oggi) é recordado (quando é...) pelo desenho (Scarpa está no detalhe...) da sua ("hiper-expressiva"...) pormenorização...
Scarpa é, como o seu "mestre" FLW, um produto do século XIX e da (sua, do século) gesamtkunstwerk
Scarpa é "anterior" a Loos e, enquanto tal, "pré-moderno"
mas Scarpa é também, pela quase eclética variedade e qualidade do seu desenho, (mais) um (daqueles...) "pré pós-modernos" (se é que tal coisa existe...) do pós-guerra e da segunda metade do século ("passado"...) que inbestiga caminhos alternativos à ortodoxia "ortogonal" do "tipo" (do "tipo" moderno - estávamos, estavam, os italianos, então ainda muito longe do "tipo" pós-moderno do Rossi & Co.) do "tipo" de há uns tempos para cá outra vez muito em... "vogue"...
revejam-se:
o painel pivotante do Showroom da Olivetti percursor (decon para que te quero...) da "Storefront" do S. Holl (zinho...)
o clássico vão deitado (é que se estava bem...) no chão (bom prá coluna) da uni-ver-sidade da cidade (a ver) de Veneza, percursor do Stirling (e do Krier!?...) da clássica fachada inclinada do projecto para o centro cívico de Derby ou do Moore da Praça de Itália...
o "rim" da Casa Benedetti-Bonaiuto percursor do "rim" dos Cruz-Ortiz em Sevilha (e a casa Veritti percursora da Casa de Vila Viçosa dos Teotónio e Portas...)
um projecto como a obra do Banco Popular de Verona por exemplo, no seu desenho e construção "tardo-moderna" de perfis metálicos (no seu "posto") "ex-postos", fachadas bolimétricas e escadas helicoidais em bermelho batom (bué "contemporâneas, pázinhos...) poderia acabar no Dezeen (ou outro qualquer do mesmo género...) como... "trend definer"...
pela minha parte prefiro sonhar com passeios por pátios de leões... o da Fundação Querini-Stampalia... ou o do Alhambra...
Scarpa (como a Amália - que estou a ouvir...) hoje?
no jardim, regado com chuva...
Scarpa é, como o seu "mestre" FLW, um produto do século XIX e da (sua, do século) gesamtkunstwerk
Scarpa é "anterior" a Loos e, enquanto tal, "pré-moderno"
mas Scarpa é também, pela quase eclética variedade e qualidade do seu desenho, (mais) um (daqueles...) "pré pós-modernos" (se é que tal coisa existe...) do pós-guerra e da segunda metade do século ("passado"...) que inbestiga caminhos alternativos à ortodoxia "ortogonal" do "tipo" (do "tipo" moderno - estávamos, estavam, os italianos, então ainda muito longe do "tipo" pós-moderno do Rossi & Co.) do "tipo" de há uns tempos para cá outra vez muito em... "vogue"...
revejam-se:
o painel pivotante do Showroom da Olivetti percursor (decon para que te quero...) da "Storefront" do S. Holl (zinho...)
o clássico vão deitado (é que se estava bem...) no chão (bom prá coluna) da uni-ver-sidade da cidade (a ver) de Veneza, percursor do Stirling (e do Krier!?...) da clássica fachada inclinada do projecto para o centro cívico de Derby ou do Moore da Praça de Itália...
o "rim" da Casa Benedetti-Bonaiuto percursor do "rim" dos Cruz-Ortiz em Sevilha (e a casa Veritti percursora da Casa de Vila Viçosa dos Teotónio e Portas...)
um projecto como a obra do Banco Popular de Verona por exemplo, no seu desenho e construção "tardo-moderna" de perfis metálicos (no seu "posto") "ex-postos", fachadas bolimétricas e escadas helicoidais em bermelho batom (bué "contemporâneas, pázinhos...) poderia acabar no Dezeen (ou outro qualquer do mesmo género...) como... "trend definer"...
pela minha parte prefiro sonhar com passeios por pátios de leões... o da Fundação Querini-Stampalia... ou o do Alhambra...
Scarpa (como a Amália - que estou a ouvir...) hoje?
no jardim, regado com chuva...
1 Comments:
Ontem a minha senhora apresentou-me á obra do Scarpa, fiquei impressionadissimo.
E muito ciente do previlégio que é viver com alguém que nos dá a ver cenas destas.
http://www.youtube.com/watch?v=PYJpxUi6-iE
(Por estas e por outras é que eu sou um tipo feliz)
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