domingo, agosto 08, 2010

Lições de Urbanismo # 1 # 2 (e # 3)

os restaurantes da ribeira, com chapéus de sol vulgares e (ais...) "comerciais", encostados aos muros e às casas, cheias (as esplanadas) de sombra e (clientes...) pessoas...
o restaurante (especial e propositadamente) desenhado para o outro lado da "praça", "isolado" no (categoria moderna...) "espaço", "aberto & transparente" para o rio e "fechado & opaco" para o (degradado...) casario da inbicta, com "sombreadores" (na esplanada) de pano (de linho virgem...) sobre "ripado" de madeira, "elegantes & bonitos" (q.b.), a menos de meio gás...
e não era sequer pelos preços...

&

a fila (aqui é que eu alinhava de bom grado numas escadas rolantes gratuitas...), a fila para o funicular vs a piscina de plástico, barata, colorida, do hipermercado, a pouco mais de meio da subida (ufa...) da escada (ria...) dos guindais
não fossem as senhoras sentadas, à sombra, nos degraus de granito - e não fosse eu, tímido, ter bergonha, de fotografar as pessoas no seu justo direito à "calma" e (retratos do descanso...) ao sossego... - e esta posta de domingo à tarde ainda se safava...

(sim, eu sei... um arquitecto, um arquitecto daqueles mesmo a sério, fazia uma posta toda có-có sobre - cof, cof - a lição de urbanismo da intervenção na Praça dos Aliados, mas ODP não é bem um, nem um bom blogue, de arquitectura...)

3 Comments:

Blogger Belogue said...

porque é que não disse que preferia esperar pelo funicular? prometo vistas mais "colturais" para a próxima.

11:58 da tarde  
Blogger AM said...

de todo! expliquei-me mal, de tão mal que escrevo
a piscina de plástico, as mulheres sentadas à sombra, a proporção daquelas portas do lado direito (se calhar não reparou...), meu deus, a proporção daquelas portas, foram o ponto alto de uma visita "coltural" (de rigor)
do funicular preferia umas escadas, rolantes, gratuítas, a ligar para gozo e usufruto de todos, a baixa e (que lata) a alta...
ali sim, ficavam muito bem...

1:33 da manhã  
Blogger Belogue said...

Estou esclarecida. Ainda bem que gostou. A seguir sou eu a descer.

1:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home