sábado, junho 19, 2010

complexo de inferioridade (cultural) # 4 (mais uma posta sobre arquitectura e filosofia)

The pedagogical principles he (Gropius) conceived of and developed during his years at the Bauhaus matched well with those of the period's American Pragmatists such as John Dewey. Dewey's socio-biological pedagogy was based on the belief that acting is a precondition and goal of understanding and knowing, and required a connection to the arts, science and the society. In this case, the dynamic, activist ideal of European collectivism blended well with the Anglo-Saxon concept of social harmony.

Ruth Baumeister, The Worldwide Proliferation of the Bauhaus and Its Cultural Legacy

6 Comments:

Blogger alma said...

AM,
Gropius o líder incondicional :)
Admiro-o

12:31 da tarde  
Blogger AM said...

isso são fascínios por complexos complexos escolares :)

12:36 da tarde  
Blogger alma said...

LOL
Não creio :)

12:45 da tarde  
Blogger alma said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:55 da tarde  
Blogger alma said...

:)
um complexo entre o belo e o sublime :)
será que tenho alma de serenela :)))

1:55 da tarde  
Blogger AM said...

ah, LOL mas isso agora... :)))
quando li o Kant :) e quando estudei, com os filósofos, a estética, fiquei com uma ideia completamente diferente... :)
uma ideia do belo como absoluto... o sublime ou o "pitoresco" (ou outra "sub-categoria" qualquer) são apenas "apalpões" estéticos no quarto (às escuras) do belo :)))
serenela no e-vento (do ano) do rap-da-elite (não se esqueça do convite) :)))

3:00 da tarde  

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