segunda-feira, abril 05, 2010

A Arquitectura Zen em Matosinhos

13 Comments:

Blogger Francisco do Vale said...

"Não é uma surpresa a atribuição do Prémio Pritzker à dupla japonesa Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa"... Hummmm... "O Japão é um centro da arquitectura mundial"...Hummm... Portugal encomendou-lhes o novo pólo de Serralves?... Pensei que tinha sido concurso...

10:03 da tarde  
Blogger AM said...

um artigo diáfano... ligeiro... zen...

10:15 da tarde  
Anonymous Dioniso said...

O artigo é uma nódoa, mais um, mais do mesmo.

Francisco do Vale:

1 - Afinal é uma surpresa porquê? Queira explicar... se conseguir, claro está.
2 - Então o Japão não está no centro da arquitectura mundial? Tadao Ando, Kengo Kuma, Toyo Ito, Arata Isozaki, Sou Fugimoto, Yamamoto são o quê?
3 - Depois do concurso é necessário um contrato de prestação de serviços, certo? E é necessário fazer um projecto base, projecto de execução e acompanhamento de obra, não é? Então Serralves encomendou-lhes um novo polo.

11:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros: sobre esse aparente concurso de Serralves haverá muito a contar. Aquilo que poderei avançar é, basicamente, a ideia que Serralves pressionou o jurí para ter como vencedor a proposta Sanaa, quando tudo apontava para outras, da autora de mais normais arquitectos.

1:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

errata: da autoria de mais normais arquitectos

1:03 da manhã  
Blogger AM said...

sob o manto diáfano da vitrine Xamãa (nica) as pupilas vidradas de um crítico xanax
para o Frampton (o do regionalismo crítico) o Japão, apesar de tanto nome sonante, não está no "centro" mas sim na periféria, na margem (de certa maneira) da cultura (mundial) dominante...
à semelhança de Portugal (e outros...) já que se fala disso...
disclaimer:
escrever este comentário demorou menos que o tempo de fumar um cigarro com a (evidente) vantagem que a beata não acabou (estatelada) no passeio

realmente... ainda não percebi bem (nem mal) isso do "concurso" para o Sr.º Zé(n) de Matosinhos mas assim comassim os concursos, na lota(ria) (ria) disciplinar, também estão pela ho(n)ra da xaputa... xamãnica...

11:27 da manhã  
Blogger jraulcaires said...

Coitada da Marilyn Monroe...

7:32 da tarde  
Blogger AM said...

exacto r,
é preciso ser muito (ofensa a gosto) para meter a grande MM ao barulho no mesmo saco de gatos da "arquitectura contemporânea" (que ainda por cima não "identifica" nem caracteriza)
enfim, como diz o Dioniso, uma nódoa

7:45 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Já agora a sério. Até sou fan da Norma Jean. Esta "crítica", até me faz lembrar um professor de projecto que tive na faculdade, não vou dizer quem é, só digo que era uma pessoa muito sisuda e, que a dada altura, já não me lembro a que propósito, se virou para mim e me perguntou - afinal, quem é mais bonita, é a mulher pintada ou é a outra... - ao que eu, na minha candura, respondi paulatinamente - são as duas...

7:47 da tarde  
Blogger AM said...

paula&tina :)
uma boa resposta :)

11:01 da tarde  
Blogger alma said...

AM,
veja no klaustoon o que a Sejima devia ter dito se tivesse a elegância da Hepburn e se fosse boa como a Marilyn :)))

2:34 da tarde  
Blogger Francisco do Vale said...

Dioniso...

1 - Bem, eu não tenho que lhe explicar absolutamente nada! Mas posso elucida-lo da minha opinião... E isso conseguirei, claro, não fossem as opiniões... apenas opiniões.

Logo... Ver Sanna no meio de Siza, Rossi, Gehry, Barragán, Hollein, Utzon... É para mim um surpresa pois faz-me rir... Porque sim; mas gosto de queijo suíço no entanto.

2 - Para mim, dizer-se que o Japão está no centro da arquitectura mundial, é o mesmo que dizer que BOLLYWOOD é o centro do cinema mundial, traduzido "em miúdos": uma PARVOÍCE . Sejamos minimamente sérios!... Tal afirmação apenas se poderá referir a uma preferência pessoal. E meramente pessoal...

Agora pergunto-lhe eu, só existe o Japão? Mas então os Russos? Os Chilenos? Os Lituanos? Os Portugueses, etc etc, não são gente?

3 - Isso do depois do Depois do depois, é para quem sabe. O artigo saiu no Público e quem o ler ficará, com certeza, com a ideia que foi uma encomenda privada directa...

Por vezes é preciso adaptar o discurso ao público a que nos dirigimos... Logo foi um concurso e não um encomenda.

4. Eu aprecio bastante certas obras de SANNA... Mas isso não chega.

5:14 da tarde  
Blogger AM said...

alma

ah, ah, genial klaus :)
a posta está em: http://klaustoon.wordpress.com/2010/04/07/pritzker-prize-2010-nopassanaa/

e eu aqui, ali, em http://odesproposito.blogspot.com/2010/03/ray-and-charles.html
a desproposito da posta da arquitectura feminista do mesmo Figueira no mesmo Público a relembrar o não Prtizker da DSB :)

parece uma agenda combinada :)))

francisco

rir é o melhor remédio :)
os Sanaa ainda têm que comer muito queijo :) para chegarem aos calcanhares dos verdadeiros mestres :)

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home