sábado, fevereiro 20, 2010

des-troços

Axioma: a (teoria da) arquitectura, enquanto forma (de pensamento), tende para o estilo.
Foi assim ao longo da história. Foi assim com os pré-modernos, com os modernos (circa 27), com os pós-modernos "neo-racionalistas" e/ou "neo-realistas" Rossi e Venturi (e foi assim até com os desconstrutivistas...).
A arquitectura "contemporânea" navega à vista, e naufraga, no suposto e pretenso individual-ismo dos (seus...) "plural-ismos"...
Este é apenas o último dos seus des-troços...

18 Comments:

Blogger Francisco do Vale said...

Confesso que quando vi Herzog apresentando isto na "Casa da Música", quase caí para o lado... De todo o modo, não há novidades de maior, aquele local já é o cemitério da arquitectura mais inóspita das big stars

2:45 da tarde  
Blogger AM said...

ainda bem que comentas esta, Francisco
estive para linkar a palavra "plural-ismo" (quanto mais lhes vejo o fundo... - cantava o Zeca...) à tua posta com a entrevista ao público do pavão do "hiper-pluralista" do P. Cook

quanto ao desgraçado local, salva-se uma das melhores obras do FOG e a "usine" do (Mestre) Siza
o "quartel de bombeiros" (que nunca foi) da a-zaha-rada é uma das maiores imposturas intelectuais do final do século "passado" e este dos H&deM é apenas uma piada, não digo de mau gosto (porque não é o bom ou mau gosto que me interessa...), mas apenas uma piada sem... graça...
é o equivalente da "casa" de pernas pró ar do Souto
infelicidades...

4:53 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

é francamente uma séria desiluão. alimantada pela indústria da ilusão.

j

6:34 da tarde  
Blogger AM said...

obg, J.
um abraço

7:25 da tarde  
Blogger alma said...

:))) tanto drama!
é só a casita de bonecas da vitra :)))

7:47 da tarde  
Blogger AM said...

ah, sim :)
já não se fazem como antigamente :)

8:20 da tarde  
Blogger Belogue said...

posso dizer que gosto? eu sou uma leiga

12:13 da manhã  
Blogger AM said...

olá beluga (vamos todos dar as boas vindas à beluga), gosto sempre muito de a ler também por aqui
é claro que pode
no ODP ninguém precisa de pedir licensa para discordar
gostava de ter arte para explicar melhor (aos leigos e/ou aos "entendidos") o meu ponto de vista
porque é que eu não gosto da obra...
acho que é uma obra poucachinha, cheia de truques...
um "showroom" para móveis domésticos em forma de casinhas (de bonecas) empinadas (oops, as casinhas...) umas em cima das outras...
acho uma ideia fácil, e com nada de arquitectónico
a arquitectura, a arquitectura que eu gosto, é mais do que "boas (ou más) ideias"
acho aquilo uma espécie de Ikea "design"
uma moviflor com pretensões a... produto de 1.ª (não tenho nada contra a moviflor, só não gosto é muito de arquitecturas em "bicos-dos-pés")
a ideia da casinha emagada à entrada torna (para mim) a coisa ainda mais risível, em auto-caricatura (de quem na realidade não está nada certo do valor do "objecto" que propõe)
e depois há a experiência da "compra" (ou da "visita") dos móveis, que fica por imaginar... andar por alí aos perdidos, desorientado e cansado, a subir e a descer, não é a minha ideia de felicidade no "shopping"
felizmente não pensamos todos da mesma maneira...
(conhece a loja da "forma" do Paulo Mendes da Rocha?)

6:13 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

http://sub--real.blogspot.com/2010/02/as-estruturas-elementares.html

e o outro a seguir.

j

6:17 da tarde  
Blogger AM said...

é pá, João
eu já não percebo nada dos teus blogues...
agora escreves o quê, a-donde?...
resolve lá isso de uma vez que é uma canseira actualizar os links :)

6:37 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

escrevo para mim mesmo. aí.
[já prometi à mj que não mudava mais.]
não mudo mais.

j

6:41 da tarde  
Blogger AM said...

tá actualizado
junta tudo, pá! :)

7:12 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

junto o quê? está tudo junto.

j

7:39 da tarde  
Blogger AM said...

os teus blogues todos

8:18 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

só tenho um que interessa.

8:57 da tarde  
Blogger AM said...

:) já é mais que certas pessoas :)

9:04 da tarde  
Blogger Belogue said...

Caro Am:
Não tive essa ideia; a ideia que era um edifício envergonhado ou uma teoria envergonhada, ou até em bicos de pés pois se o mesmo edifício tivesse sido projectado por gente menos conhecida acharia-o igualmente "catita" (que não é um grande elogio, mas é o elogio à medida do edifício). Em termos conceptuais acho que até tem lógica visto tratar-se de um museu dedicado ao mobiliário. Faz-me lembrar as casinhas de bonecas que se abriam e lá dentro era (e é) tudo minúsculo. Claro que não sei se é essa a sensação que se tem. De facto, e como diz e bem (e disso não me lembrei) a disposição em altura está mais para ginásio do que para museu.

Não sei, como lhe disse não percebo nada. Para ver: nem sequer sei de que loja me estava a falar! Venho aqui para aprender e não para dar palpites.

11:22 da manhã  
Blogger AM said...

é como disse lá no seu blogue
levo muito a sério coisas muito fora de moda como a funcionalidade e assim...
duas comentadoras, duas casas, de bonecas...
e ainda há quem não acredite em teorias (de arte) do género...

12:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home