sábado, julho 18, 2009

O Indicador (e o pai de todos)

Numa carta assinada entre outros pelos arquitectos Álvaro Siza Vieira e Manuel Graça Dias, o júri considera o valor excepcional das instalações da ESAD - "sem dúvida uma das obras mais importantes da Cultura portuguesa do século XX" - e pede para que as intervenções sejam coordenadas "por um arquitecto qualificado e indicado pela Ordem dos Arquitectos e pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico" de forma a salvaguardar a qualidade do edifício.

Júri do Prémio Secil teme o impacto de obras no edifício da ESAD, Vanessa Rato, Público, 17 Julho 2009

Fica bem, e é por assim dizer... "bonito", ber o Siza (e o MGD, mas por maioria de razões - you know... - "o" Siza...) a defender o "valor excepcional" da ESAD.
O que eu de todo em todo não posso partilhar é esta ideia, infelizmente nada peregrina, da substituição das "regras" por uma qualquer forma de "ajuste directo" a um qualquer arquitecto especialmente "qualificado" (oops - mas não são todos!?...) a "indicar" (com o indicador!?...) pela... OA!!!???
Se é para ser assim, se assim o querem, então (mais valia...) que venha (que "retorne") a figura (JLCG - who else!?...) do Arquitecto do Rei...
Pelo que (gratamente) recordo das palavras do Arquitecto Vítor Figueiredo (sobre as "bolas" da Azeda e o crónico desrespeito pela "obra" de arquitectura...) será esta, esta carta e este "modo", a melhor maneira de honrar o seu trabalho!?...
Por outras palavras... O que não diria - a este despropósito... - o próprio...

8 Comments:

Blogger alma said...

Nada bonito !
assim se vê a classe ...

8:02 da tarde  
Blogger alma said...

essa carta é uma fábula ...
advinhe qual ????

8:04 da tarde  
Blogger AM said...

deve estar a pensar que eu sou o outra de La Fontaine, não!? :)))
não se esqueça que a mascote do ODP é o burro... :)))

8:25 da tarde  
Blogger alma said...

:)
sim há uma do menino e da mula :)
mas não era essa...
é sempre um prazer a sua fina ironia :)))

8:47 da tarde  
Blogger AM said...

não é bem uma fábula mas já agora recomendo (para o caso de ainda não ter lido) a da mula sem cabeça, no belogue da beluga :)

9:31 da tarde  
Anonymous O estagiário said...

"ajuste directo" (escolhido por um pato-burocrata à luz da nova lei) ou "ajuste directo" (indicado por entidades e pessoas um pouco mais competentes e conscientes do valor da obra), prefiro a segunda opção. Para defender o que (ainda) temos, mais vale sugerir um "arquitecto do rei" especialmente qualificado, porque a verdade é que nem todos são especialmente qualificados. Ainda bem que existem cartas destas, é sinal que ainda há quem se mexa para defender o que temos de bom.

11:25 da tarde  
Blogger tms said...

Que vergonha. Anda por aí um vírus de manifestos parvos.

11:51 da manhã  
Blogger AM said...

que tristeza... ainda "estagiário" e já com tantos vícios
vais longe... ó se vais...

8:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home