terça-feira, janeiro 13, 2009

quando as catedrais eram brancas # 2

Nos últimos trinta anos, Portugal viu a sua trama urbanística ser amplamente reconfigurada. De uma tradição essencialmente agrícola, balizada na dualidade Porto-Lisboa, o país passou a uma malha de ocupação indiferenciada onde apenas é possível registar alguns momentos claros de ordem.

(Arquitectura em Portugal, um roteiro fotográfico; André Tavares, António Madureira, João Soares, Maddalena d'Alfonso; Gabriele Basilico, Arquitectura em Portugal; Equações de Arquitectura; Dafne Editora)

Requiem (requem...) por "momentos claros de ordem"!?...
Não me... tramem... Portugal, a "trama urbanística" de Portugal (historicamente bem mais do que um monstro de duas cabeças...) é... almost all right...

5 Comments:

Blogger Pedro Machado Costa said...

ei...esse nome era meu ó pá: http://quando-as-catedrais-eram-brancas.blogspot.com/ e estava quase quase a sair.
abraço

2:16 da manhã  
Blogger AM said...

e eu a pensar que o "nome" é ou era do Corbu... :)
mas é postar e aprender...
e por falar em aprender...
porque é que o prof. Pedro Machado Costa em vez de recomendar no outro "Of Beauty and Consolation" o "acompanhamento" do "a weekly dose of architecture" não linka e recomenda este vosso humilde odp!?...
odp é tão bom ou melhor que o archidose e às vezes até pesca à posta primeiro (podes comparar a data desta http://bolimetro.blogspot.com/2009/01/11 e desta http://odesproposito.blogspot.com/2009/01/la.html com a data desta http://archidose.blogspot.com/2009/01/todays-archidose-278.html)
ou estás armado em ARX... a mandar cartões de boas festas para o archidose e para o ninja e a ignorar os blogues da parvónia...
enfim... a independência e a frontalidade (ao contrário do "vírus"... da gripe) não se pega, paga-se... caro...
abraço

6:19 da tarde  
Blogger AM said...

e sobre os "momentos claros de ordem" da "trama urbanística" do nosso querido portugalinho VS o "almost all right" do... do... (ai que se me varreu...) algum comentário!?...

6:30 da tarde  
Blogger Pedro Machado Costa said...

era e é do Corbusier de facto, mas a minha edição (ao contrário da tua) está, infelizmente num castelhano meio mastigado. A questão é que Quando as Catedrais ... me parece um bom ponto de partida para um Blog exactamente por essa mesma razão que tão bem te serviu de título ao teu post seguinte: Viagem ao País dos Tímidos; que por acaso, já que falas nisso, me pareceria uma ideia capaz de te fazer sorrir. Mas isso sou eu a especular apenas...
Em relação a outros assuntos: O professor Pedro Machado Costa não linka e recomenda no outro of.beauty o acompanhamento desse vosso "humilde" odp porque, entre outras razões, considerada que há coisas que, embora consumidas em largas doses, devem ainda assim reservar-se para momentos especiais.
Não tenho dúvidas que a capacidade de postar primeiro seja um dos atributos do odp; mas garanto-te que não é por causa da febre por novidades que o leio. E também não sabia que o odp andava tão necessitado de links...aparentemente todos falam no odp, embora pouca gente perceba alguns dos amores (e ódios também) que por aí passam. E no entanto farei o obséquio de recomendar e linkar o odp logo logo que o Quando as Catedrais... se tornar útil. Melhor: desejarei em exclusivo Boas Festas, para o o odp não se sinta menos na parvónia do que o resto deste País dos Tímidos.
E, vá lá, vai dando de vez em quando o benefício da dúvida.
Abraço
Pedro

2:06 da manhã  
Blogger AM said...

ok :) foi só uma provocação :)
estou-me a lixar para os links e para quem linka ou não linka primeiro (ou depois) e para os "cartões" de boas festas...
ainda bem que não visitas pelas novidades :)
odp é "intemporal" :) e despreza as novidades :)
não sei quem são a grande maioria das minhas visitas mas não sei porquê (se calhar também pela falta de certos comentários...) tendo a concordar contigo em como alguns (muitos!?) dos que me visitam não percebem (não "alcançam"...) os meus muitos (des) amores...
e que história é essa de "aparentemente" toda a gente falar sobre o blogue!? :)
quero os nome todos numa lista! :)
aqui ou por mail :)

6:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home