terça-feira, janeiro 13, 2009

quando as catedrais eram brancas # 1

as cidades são todas iguais (é vero...)
mas deixa lá o fantasma do marx (a autografar capitais...)
e responde (na volta do correio...) antes a esta:
as cidades não foram sempre todas iguais!?

2 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

nãooooooooooo.
não estavam disseminadas por todas as mesmas marcas e os mesmos cartazes electrónicos. a globalização, que muito me apraz, tem, digamos, um efeito pernicioso nos comportamentos e nos hábitos e no habitar. torna o mundo "flat", como diz o outro.
o fantasma de marx não é fantasma de marx. não aceito a crítica marxista. tornou o nome capitalismo uma coisa pejorativa e abejecta - o que é contrariado pelo facto de ser o sistema que permitiu ao maios número de indivíduos viver em condições de dignidade, pelo menos desde que a história é fixada em livros.
mas voltando à globalização, o qu está em causa é a "globalização arquitectónica" - o "international style"? ganhou a facção capitalista a optimista. a exportação americana do mies e de todos os outros que fugiram aos horrores da europa em guerra e, a partir da américa puseram em marcha o seu projecto. transformado em modernismo capitalista, representação arquitectónica do poder das corporações que podiam aceder àquela arquitectura optimista - como sopa no mel.
mas hoje somos mais cínicos. e os arquitectos também e, fazem a-criticamente estas cidades todas iguais em todo o lado.
para quando os textos críticos à monstruosa (esta adjectivação é quantitativa e não qualitativa) arquitectura que se está a produzir na china?
vai bater tudo ao mesmo. ao big mac (que por acaso estou agora com um desejo de um).

j

j

2:49 da tarde  
Blogger AM said...

não foi o marx (nem o axel rose) quem deu "mau nome" ao capitalismo... nesse particular os capitalistas tem feito um trabalho muito... meritório!
se o capitalismo é um sistema com "provas dadas", é também um sistema com muitas provas... "retiradas"...
em "número absoluto" até és capaz (não faço a mínima) de ter razão
pela minha parte não estou nada convencido que a humanidade viva dias de grande... "dignidade"

eu acho mesmo que as cidades foram sempre todas iguais
uma cidade romana era (mais ou menos) igual em todo o lado, uma cidade medieval com as catedrais "brancas" e o camandro também era (mais ou menos) igual em todo o lado, a cidade industrial idem idem aspas aspas e assim por diante até à nossa "cidade-território" de difícil (mas também ninguém disse que isto ia ser fácil...) "leitura"
imagino viana do castelo (por exemplo) por meados de quatrocentos... com os conventos implantados à beira dos caminhos rurais... como mais tarde as fábricas do vale do ave à beira da EN local...
é tudo a mesma coisa
a "cidade" actual é o retrato do "superfuncionalismo" moderno como tu dizes, da mesma maneira que as muralhas e as catedrais são o retrato das coisas do seu tempo
e havia cruzadas... e rotas da seda... e a globalização fazia-se (antes dos tugas...) em veneza... (essa verdadeira dubai do adriático...)

e por falar em dubai... comparados com as "folies" do golfo, os chineses até são muito moderados (e aquelas notícias sobre a limitação da construção em altura e a demolição de alguma "torres" não deixam de ser bem positivas...)

8:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home