quarta-feira, dezembro 03, 2008

postas pedidas

conheço do últimas...
ao vivo... nem vontade...
mas conheço (porto Ferreira) quem conheça... e quem conhece acha que a casa não é nada de especial... que tem muitos defeitos relacionados com a sempre difícil construção em betão aparente (que obviamente não aparecem nas fotografias...)
mas isso é apenas de ouvir dizer... eu não conheço as plantas (a organização espacial e essas merdas todas...)
pelas fotografias acho que falta "elegância" ao desenho daqueles "elementos"
a "nesga" entre "os vãos envidraçados" (Deus me livre das janelas...) e os tectos e a lareira "re-vista" de arquitectura, por exemplo...
acho que falta "pensamento" e (auto) "crítica" para além do fazer ao "ar do tempo" no (rigoroso) "ponto de encontro" entre a a-zaha-rada arquitectura e formas outras (...) de pseudo "amarração" regionalista (vejam-se "as portadas em madeira"...)
a pormenorização também não convence...
parece-me tudo aquilo algo esquemático e... "fácil" (no pior sentido da facilidade...)
um pouco desumana (ah, Aalto...) mesmo... curioso como não apetece "estar" (como não existem "verdadeiros" espaços de "repouso" ou de "estadia"...) entre o interior e o "deck"... como a ausência de mobiliário nas fotografias não contamina ou "suja" a "pureza" (Sr.ª Marquesa) do dia perfeito...
politicamente é um excelente exemplo do regresso (ou da "persistência", melhor dizendo...) das paisagens do "Marcelismo", onde a arquitectura "design" com assinatura de arquitecto (e "pissina") coexiste em todo o esplendor e pacífica paz podre com A PAISAGEM LIXO do país (i) real...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uhm ! temos o Am no seu esplendor :)

11:51 da tarde  
Blogger AM said...

sim... um autêntico esplendor na duna :)
me goze, vai :)

12:34 da manhã  
Blogger alma said...

Am,
já que estamos nas postas pedidas:)
posso ouvir a música dos GNR Dunas !

12:34 da manhã  
Blogger AM said...

sorry :) acabou de rodar o provisions dos giant sand :)
tá a hora 12:34 para prova-lo...
e ainda há...

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim...
mas pq é que o António perde o tempo a comentar estas coisas?

3:03 da tarde  
Blogger AM said...

caro anónimo

porque é capaz de fazer algum "sentido" escrever estas coisas que quase mais ninguém escreve...
tenho a certeza que esta casa vai "correr" o "circuito" habitual e como o mais certo (veja o que publicaram e o que não escreveram sobre o refeitório escolar da Póvoa do Varzim do Cadilhe...) é não escreverem nada (ou nada de jeito...) sobre a obra, ao menos fica este meu testemunho em forma de "opinanço"...

7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que uma das premissas bases da crítica de uma obra arquitectónica é analisá-la "in loco".

Confesso que acho as imagens muito boas (o Fernando Guerra sabe bem o que faz) e a obra parece-me interessante. Do interior vê-se muito pouco, mas também dizer que a lareira são "chapa 5"... não me parece que se discuta assim arquitectura.

As portadas desempenham mais uma forma de assumir homogeneidade e relação com o deck do que propriamente Aalto. Aliás, de Aalto vejo muito pouco. Está lá um esgar de Zaha Hadid, mas qual é o mal?

Já reparei que a Cantina do Cadilhe lhe ficou na memória ;)... também acho que é uma obra interessante... com as suas limitações.

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o mais interessante neste blogue são os seus opinanços Am :)
e a música que nos dá... :)

1:38 da tarde  
Blogger AM said...

caro dioniso

res-posta em:
http://odesproposito.blogspot.com/2008/12/representaes-crticas.html

cara maria

o melhor do odp são as comentadoras... :)

6:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home