sábado, outubro 04, 2008

Carta a Maria

Cara Maria

Penso (eu de) que não vai levar a mal que eu transforme esta carta em mais uma posta (despropositada). A-final, a blogosfera, sempre é o que temos de mais a-parecido com a tal da sociedade "aberta".
Estive a analisar o seu (v/) "roteiro".
O roteiro passou por muitas obras e autores (agora) pouco (ou menos) conhecidos. Autores "ecléticos", tardo-modernos e ou pré-pós-modernos (passe o absurdo das classificações), contemporâneos dos ecletismos revivalistas e historicistas do lollipop do E. Durrell Stone, e depois, também, de todos aqueles pós-modernistas da fase "heróica"... (Foram uma escolha... "geracional", ou calharam assim!?...)
À partida, literalmente à partida, não estava a ver quem seria o seu Arthur Erickson, até ler a referência ao Museu de Antropologia (não só não saberia relacionar a obra com o seu autor, como até estava convencido - vá-se lá a-perceber porquê... - que a obra era na costa leste do Canadá), uma obra que me gusta muchissimo.
A Robson Square ficou-me (para depois...), atravessada, de esgelha, ao canto do olho. Recordou-me o Freeway Park em Seattle Washington do Lawrence Halprin.
Sobre Seattle não há que dizer. Gostava muito, evidentemente, e apesar de conhecer a obra (pelas revistas) razoavelmente bem, de ver as suas fotos do SAM (o mesmo poderia escrever sobre o Museu de La Jolla do Venturi e, don't you forget it, do fabuloso Irving Gill...).
Mais que ver as fotos gostava de ler a sua opinião (sempre tão honesta e "desempoeirada"...) sobre a Biblio do kualhas & Co. O EMP do FOG, ficou na sombra (nunca percebi porquê) do sucesso do "efeito Bilbão", mas eu não sei (que não conheço ao vivo) se não será uma das obras mais importantes do mais "experimental" de todos os arquitectos (do nosso tempo), e o terceiro vértice do triângulo (equilátero!?...) Bilbão / Disney de LA / ...
O Aalto e os três FLW também devem ter sido uma "experiência" (e peras). Sentimento religioso, claro. O (Frank Lloyd) Wrigtianismo é uma religião ("orgânica"...).
O ligeiro do Graves, o Bota (abaixo), o Isozaki, e o shelltox ("one of a kind"...) do Liebs-kind (esta foi descer muito a-baixo...), é que estão mais para perda de tempo... que, como se sabe, é uma coisa que nunca se perde...
Com o Tom Mayne ("decon to the bone"), mas especialmente com o Yerba Buena (bueno, bueno...) do F. Maki (que não conhecia ou não recordava), fiquei em "alerta" (vermelho).
Ainda não sabe - nem m'acredito... - quem é o autor do fabuloso Hyatt!?...
Em San Francisco teria tido também a curiosidade de espreitar um Maybeck (ou dois) embora as moradias (em tão pouco tempo) sejam coisa difícil de encontrar e de apreciar, pelo que, provavelmente, fizeram muito bem em "ficar-se" pelo "case study" da Eames House já cá mais em baixo... (algumas das moradias e casas-estúdios do Ghery e mais em especial a casa do próprio, também deixam muita pena... assim como o conjunto, agora injustamente muito esquecido, do Sea Ranch Condominium dos MLTW... Mas enfim... elas são tantas... que eu já estou a ficar meio zonzo só com as possibilidades...).
Da igreja do Moneo (passou de fugidinha...) ninguém fala (aliás, já ninguém fala do Moneo...) e sobre a obra-prima do Kahn (mais a colaboração do "paisagista" Barragán...) a Maria também ainda não contou nada...
Sobre o Pietro, e depois da posta, é só esperar pelo livro...
E muito obrigado pela sua generosidade.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Am,
Muito, muito obrigada :) pela sua gentil apreciaçâo sobre o meu elementar roteiro (foi o esquiço que enviei para a minha amiga poder debitar sobre o que viu :):):).
Muito ficou para ver ... mas mesmo assim foi maravilhoso, óbviamente que td o que faltou foi só culpa da minha enorme ignorância :)tudo o que viemos a descobrir foi sorte ...
A biblio em Seattle é talvez o trabalho mais desempoeirado do Koolhass :) é arejado é luminoso é ultra espaçoso e ainda um espaço onde se pode circular livremente :) penso que para além do espaço própriamente de biblioteca é sobretudo um ponto de encontro, onde se pode ir e conversar tomar café , net e etc.
os momentos "religiosos" para mim foram realmente o encontro com o Aalto, Flw e o L.Kahn. A catedral do Moneo é extraordinária :)no seu interior é um verdadeiro templo, logo lhe envio fotos :).
peço desculpa de ainda não ter tudo organizado:)
o espaço do F.gehry em seattle é como diz um grande trabalho experimental:):):) o de LA da disney os meus amigos gostaram mais do que o de Bilbau :)
o Graves o Bota e o Liebs foi exactamente como diz foi olhar e andar :) o museu do bota parece um jazigo às riscas :)o do Liesb. entramos por uma porta e saímos por outra .
pois ainda não sei o nome do Hyatt hotel :):)?! mas que o espaço é extraordinário é :)
Qt ao museu de antropologia foi uma aventura estava tão escondido que foi obra para lá chegar :):):)
qt ao irving gill só vimos por fora :(
qt ao eames fui eu que insisti mas foi por curiosidade e bisbilhotice de ver in loco a casa ...
Não consegui dar com os binóculos do F.Gehry em venice e bastava ter andado mais uns 500 mts mas ninguém nos soube informar e eu não tinha o google :).
quanto ao Kahn é lindo! talvez mesmo de todos é o 1º
eu é que lhe agradeço a sua sempre enorme generosidade obrigada por tudo
tive foi timidez antes de partir de lhe perguntar o que se deveria ver mas pronto numa próxima não hesito :)

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sorry pela minha trapalhice
*Koolhaas

2:23 da tarde  
Blogger AM said...

o kualhas disse numa entrevista, salvo erro no link, que lhe deixei noutra posta, que tinha pensado no espaço da biblioteca também como um espaço de acolhimento para os homeless
li um boato sobre o modo como o kualhas ganhou a encomenda
parece que o antigo sócio é filho de uma importante qualquer lá da biblio...
penso que fez muito bem em insistir com os eames :) e quanto ao Kahn quase a invejo :)
os binóculos (e por 500 m...) foi azar, para a próxima levar binóculos :)
o autor do Hyatt de san francisco é o arquitecto John Portman, um "autor" desprezado pelos inteligentes (e pelos ignorantes)
às vezes é um pouco "pimba", mas eu gosto (não admira que tb tenha gostado...) :)
há uma foto do interior desse espaço do andreas gursky que é absolutamente genial
mais uma vez mt obg

3:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
Não sei se o bonzinho do Kool terá pensado nos homeless só que na verdade são uns dos grandes frequentadores :):) ao lado de mim no sofá lá estava um :)
dp li num aviso à entrada que era proibido permanecer na biblioteca mais de 7 dias seguidos, além de que era proibido e convidado a sair se alguém tomasse banho nas WCs achei curioso :)
ai! o Portman :)obrigada pela indicação :):) aqueles elevadores foram tão cobiçados pelos "grandes" empreendedores :):):).
um dos trabalhos que pretendo fazer é procurar tb quem são os arquitectos anónimos de las vegas tenho curiosidade ... :)

obrigada,digo eu, é um privilégio o ter conhecido a si e ao ODP:):):)
segue por mail algumas fotos :)

5:34 da tarde  
Blogger AM said...

eu é que agradeço por tudo :)
é um prazer e uma honra para odp receber a visita e os comentários da maria

8:05 da tarde  
Blogger JFC said...

e essas "imagens de Maria" são só para o Mestre? Não podem ser publicadas aqui no blog para catequização dos restantes discípulos?
JFC

9:17 da tarde  
Blogger AM said...

por acaso até "obtive" autorização para reproduzir uma das fotos... :)
o ideal seria a maria fazer um blogue com as melhores do roteiro :)

9:29 da tarde  
Blogger JFC said...

sim, esse seria o ideal, podia chamar-se: "Imagens de Maria"; estou certo que poderia ajudar alguns dos nossos irmãos tresmalhados...
JFC

1:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Am,
estamos em fase de poupança :)com Um ODP ninguém precisa de criar mais nenhum blogue :)
JFC,
a pobre da Maria é simplesmente uma serva ...:)
que aguarda ordens de cima para reencaminhar o serviço...

2:31 da tarde  
Blogger AM said...

os irmãos votaram e aprovaram: "imagens de maria"
a proposta para "serva da arquitectura" recolheu um voto :)

8:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que nomes tão bonitos :):)

11:09 da tarde  
Blogger JFC said...

O irmão JFC declara que 'Serva da Arquitectura' é um titulo impróprio para o blog da irmã Maria; pode atrair visitantes indesejados...enfim, adeptos do sado-maso e do latex, por aí...
JFC

1:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Irmãos,
qt ao nome o ODP logo saberá ...:)

qt aos visitantes todos serão bem vindos :)
o que é um Arquitecto se não um Sado e mais das vezes simplesmente um Masoquista :):)

12:17 da tarde  
Blogger AM said...

irmão JFC

sad... mas... zzz...
valha-nos a santa...
mas como é que o irmão se foi lembrar de uma coisa dessas!?...

maria :)

cá o esperamos... (vénia)

6:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home