quinta-feira, setembro 25, 2008

Branca de Neve

A ampliação do edifício da CM Boticas, finalmente.
O rigoroso academismo minimalista, neo-moderno, cool e bem-pensante (e sem bem o pensou, melhor o fez) do Belém Lima, começa a... enjoar.
O acesso "perpendicular" à sala de secções recordou-me o parente (rico...) da CM Matosinhos, mas isso agora de uma "ralação" (e já temos tantas) por tipologias e por "types" com outros paços de concelhos "democráticos" tugalenses (ou mesmo ibéricos...) não interessa nada...
O autor também nada esclarece e sobre a "nota de autor" (terá levado a "singularidade" da "nota" demasiado a peito...) não convém (por piedade...) escrever...
A cadeira do poder precariamente (?) em "consola" (será o chamado poder "projectado"...) se é piada (o humor não alarve de que falava o JFC?...) tem realmente muita piada...
O "texto crítico" fala em Malevich e Aristóteles... ah, sim... e em flocos de neve...

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma imagem vale mais que mil palavras.
Uma imagem anotada e comentada muito mais...

Estes posts sem fotos não valem!!!!
Jejejeje

9:26 da manhã  
Blogger AM said...

olá carlos

alguns desenhos da obra (plantas, cortes, alçados, e pormenorização construtiva) e algumas fotos dos FG+SG estão na arquitecura e vida n.º 96 de Setembro

não sei (não confirmei) se as fotos tb estão no "últimas reportagens"

6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já não tenho nada a ver com essa revista, pelo que não irei gastar um euro que seja a comprar. Passarei pelo site dos Guerra para ver se apanho por lá alguma coisa....
Ab

8:58 da tarde  
Blogger AM said...

a revista tem altos e baixos
agora acho que está a ficar outra vez muito em baixo, mas pode ser que seja do verão...
este de setembro tem um projecto (uma obra) para a extensão (do centro) de saúde de s. domingos de rana do arq. victor neves que é uma coisa que só visto de tão fraquinha que é...
apesar de tudo eu compro, eu assino, a revista
temos poucas e eu gosto de acompanhar o panorama
e das que temos, se calhar, ainda é que irrita menos...
reli a tua entrevista à arq. & construção (que é certamente uma revista muito pior), terminas em grande estilo e a disparar em todas as direcções :)

9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acreditas que eu não vi a revista? Os gajos nem tiveram a decência de me enviar uma...
Se fores jogar a tua fora, guarda-me. Eu compro-te.

Quanto ao resto, não sei se é "disparar" ou "disparate"... jejeje

10:39 da tarde  
Blogger JFC said...

"academismo minimalista, neo-moderno, cool e bem-pensante"...não és nada meigo,
tenho de ver essa extensão, ou pelo menos essa revista; é uma que custa 5 aérios não é?
se é estará ao alcance de JFC...Quanto ao humor, acho que me referia sobretudo ao humor de
Serralves: grande parte daquilo é humor, muitas vezes a piscar o olho à casa modernista original,
lembro-me da primeira vez que entrei no mezzanine da biblioteca, de um lado apoiado no chão,
do outro pendurado do tecto, as duas imagens invertidas fizeram-me soltar uma gargalhada;
é, apesar de tudo, um humor subtil, que nada tem a ver com a grosseria do discípulo,por exemplo
naquelas duas casas em Ponte de Lima; já com o Vitor Figueiredo é diferente, havia nele um certo gozo que o levava à provocação, quase à 'obra-manifesto',tinha as suas 'bêtes noires' e os seus amores de estimação e, por vezes 'citava-os' sem grande pudor mas sempre com humor...mas nada de confusões, tudo isto é arquitectura 'bem-pensante'!

JFC

5:42 da tarde  
Blogger AM said...

carlos

faço melhor
se a revista ainda estiver à venda compro um exemplar e ofereço-te

jfc

sinceramente que não sei se fui (ou não) "meigo"...
espero ter sido "preciso" e o mais "rigoroso" possível
a receita daquele academismo pós-Siza que nada (ou muito pouco) "arrisca", começa a enjoar (me)
não é que seja mau, mas destas (apesar de tudo) jovens promessas, espero um pouco mais de "coragem"
quando falaste no humor "não" alarve do Siza (e do VF), pensei principalmente (não em Serralves) mas na igreja do Marco de Canavezes (em particular no humor da porta, e na posição da "santinha"... mas esse humor, pensando melhor, é quase alarve...)
quando veres os desenhos, as plantas e os cortes, na revista (custa 3 €), logo analisas do humor da posição da principal "cadeira do poder"
há uma coisa acima de todas que me irrita na obra... é a desproporção entre a dimensão, o "volume", da obra, e a utilidade dos seus compartimentos interiores... tanto show e vamos a ver a obra não passa de meia dúzia de salas para os "eleitos", do salão "nobre" (...), e de muitos (es) "paços" (...) perdidos...
sobre isto o autor também nada disse

9:05 da tarde  
Blogger AM said...

e enquanto ampliação (de um edifício existente) havia por ali tanta matéria por onde pegar para "afugentar" os fantasmas do academismo e para "amarrar" a obra a mais do que ao receituário do "unicum"...
acho mesmo que é(ra) esse "balanço", a "gestão, na obra, desse balanço, que faz(ia) a felicidade do conservatório de vila real...

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu consegui folhear a revista no aeroporto enquanto esperava o tapete voador para fora de Portugal. Não pude olhar com muita calma, mas encontrei uma incoerência grande entre as "formas académicas" ou mais contemporâneas (embora houvesse gente a fazer isso nos anos 60) e a sua materialização, tipicamente portuguesa e de quem não parece conhecer outro modo de construir.

2:46 da tarde  
Blogger AM said...

e será que sabemos construir de outra maneira?
as vezes penso que a culpa é do prémio secil...

7:53 da tarde  
Blogger AM said...

e tb tens razão quanto aos arquitectos que faziam daquilo nos anos 60
o museu do Breuer de NY, por exemplo, com aqueles volumes a crescer (para fora...) não vai nada fora...

7:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há um edificio aqui em Barcelona, do Colégio dos médicos que é simplesmente ESPECTACULAR. Qual MVRDV qual quê.....

Vou ver se arranjo fotos. Volto já.

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voltei...
Ejavascript:void(0)spreita este MVRDV catalão em http://www.coac.net/COAC/exposicions/BCN/2000/terrada_vias/terradas1.jpg

Podes ler mais sobre ele em
http://www.coac.net/COAC/exposicions/BCN/2000/terrada_vias/
http://www.elpais.com/articulo/cataluna/TERRADES/_ROBERT_/ARQUITECTURA/Colegio/Arquitectos/exhibe/obra/racionalista/Robert/Terrades/elpepuespcat/20000131elpcat_8/Tes

9:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
:)
dp deste post foi td a correr ler o texto :):)
que exagero dizer que enjoa isso é mesmo uma snobeira :) o texto é que é despropositado mas é a nova tendencia de patinar nas palavras ... de resto até acho graça ao BL ser tão lacónico :):)
by the way antes a grande década de 60 :) ...

9:25 da tarde  
Blogger AM said...

carlos

os endereços saíram "truncados" (coisas de caixas de comentários de blogues incompetentes) e não funceminam
podes reenviar por mail
abraço

maria

"td a correr ler o texto"...
a maria não diga essas coisas que o "governo" ainda arrebanha odp para o plano nacional de leitura... :)
exagerado, claro :)
snob, eu disse primeiro :)
os anos 60 (ah, os sixties...)
eu já estou farto de "textos (minimalistas) de autor" (es) "lacónicos"
prefiro ler textos como o (admirável) texto do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral para a tal casa estúdio dos arredores de Beja, a tal que a maria disse que não passou nada desapercebida (com "a", evidentemente...)
não deixa de ser por demais curioso comparar o texto "pedagógico" do BCC, com o texto "lacónico" do BL...
a cada um o seu estilo...

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enviado....

11:05 da tarde  
Blogger AM said...

obg, já espreitei (mas não vi muito...)

11:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
o lacónico tb foi pedagógico :))no seu "academismo" :):):)
trabalho e pouca conversa :):):):)

12:04 da manhã  
Blogger AM said...

não seja por isso, maria
eu calo-me já! :)

carlos

já comprei a tua prenda :)

6:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ui...obrigado.
Devo-te uma...

7:48 da tarde  
Blogger AM said...

não faltarão oportunidades...
o homem do fraque chega a barcelona... :)

10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
no seu melhor :)

10:23 da tarde  
Blogger AM said...

hum, hum, hum... (lacónico... still...) :)

10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:):):)still com style :)

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home