domingo, maio 04, 2008

Reciclagem

Escrever para o "sexta" (semanário gratuito distribuído à sexta-feira com o Público) pode não ser bem a mesma coisa que escrever editoriais para o JA (sem comentários...) ou, já agora, que escrever artigos para o Expresso, mas poucas coisas, e certamente que não o saudável e democrático hábito de escrever sobre arquitectura para o (grande) público (leia-se: "subir ao Povo"...), justificam (e/ou desculpam) a confrangedora banalidade (antes pelo contrário...) da "coluna" do dia 2 de Maio de Manuel Graça Dias, intitulada - por certo muito significativamente... - "Mercado de ideias"...
Poupo-vos ao "corpo", ao "argumentário" das... "ideias"... O autor termina a elogiar (a "sonhar" com) a "presença" das sombra das torres (the shadow of things...) ainda por construir na cidade (de Lisboa) como quem "vende" a fome como uma interessante "medida" de combate à obesidade...
As árvores já não ensombram (ou outras sombras ensombram...) aí pela capital!?...
O gajo - para ser simpático... - está a perder qualidades...

Não resisto: "Era bom que aparecessem "bons exemplos" (aspas minhas...) de arquitectura em altura, porque quando "as pessoas" (idem) vão a outras cidades (no "estrangeiro", presume-se...) gostam (com que então agora sabemos do que é que as pessoas "gostam"...) de ver os edifícios altos e admirar a paisagem lá de cima (os miradouros, coitadinhos, também já não servem...).

Porque escrever para o Povo não é atirar areia, perdão, "torres", às vistas das "pessoas", nem implica tratar "as pessoas" como atrasadas mentais, daquelas que papam os concursos do Malato no estado do canal e tudo...

Recicle-se!...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pois, o Graça tem dias...mas enfim, escrevessem todos como ele...De qualquer forma antes ele que o arquitectês de tostões e mealheiros, ou lá o que é...

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

CARÍSSIMO:

ESTARÁ NO USO DOS SEUS PLENOS DIREITOS AO NÃO CONCORDAR COM AS MINHAS IDEIAS NO QUE RESPEITA À CONSTRUÇÃO EM ALTURA (JÁ EXPLANADAS NOUTRAS OCASIÕES, PRETEXTOS E SUPORTES), MAS DAR-ME-Á O BENEFÍCIO DE DUVIDAR QUE EU PUDESSE "ASSINAR" O TEXTO REFERIDO...

TRATA-SE DE UM DEPOIMENTO RECOLHIDO PELO TELEFONE (CUJO CONTEÚDO NÃO ENJEITO), UM POUCO ABUSIVAMENTE EDITADO COMO SE DE UMA "CRÓNICA" PESSOAL SE TRATASSE.

VEJO QUE, COMO EU, NÃO SERÁ LEITOR REGULAR DO DITO "SEXTA", UMA VEZ QUE "MERCADO DE IDEIAS" É, APARENTEMENTE, O NOME DA RUBRICA ONDE É PUBLICADA UMA OPINIÃO QUE A REDACÇÃO ENTENDE ESTAR RELACIONADA COM A MATÉRIA TRATADA NAQUELAS PÁGINAS.

SE É MEU LEITOR HABITUAL, COMO PARECE DEPREENDER-SE, PODERIA JÁ TER CONSTATADO QUE NUNCA TEREI "BAIXADO O NÍVEL" DAS DISCUSSÕES (NA FORMA OU NA ESSÊNCIA), NEM POR PREGUIÇA OU DISPLICÊNCIA NEM A PRETEXTO DE TENTAR "ENGANAR" OU DE "ATIRAR AREIA PARA OS OLHOS" QUEM QUER QUE SEJA.

MELHORES CUMPRIMENTOS, Mgd

1:49 da tarde  
Blogger AM said...

caro anónimo das 12:29 concordo consigo
que todos escrevessem (pelo menos) como o MGD e que todos pensassem, pelo menos, uma "migalinha" daquilo que ele pensa... e daquilo que ele desenha...

caríssimo anónimo das 1:49 (mais q'eu tenho a vaidade de m'acreditar que seja MESMO o MGD... o "verdadeiro" MGD já declarou que não frequenta o "meio"), boa tentativa... :)

este habitual, dedicado, devoto, fiel (e tudo!) do MGD (desdes os tempos da exposição do "modernismo ondulante" e da "arquitectura portuguesa"...), já por aqui postou algumas postas mais fieis sobre o mesmo "assunto"...

8:09 da tarde  
Blogger Lourenço Cordeiro said...

Nos idos de 2003 houve um sururu na blogosfera sobre o Abrupto: durante os primeiros dias de vida o blogue não era assinado e muito se especulou sobre a identidade do seu autor que assinava JPP. Cheguei atrasado por pouco e sempre me penitenciei por ter faltado a esse momento histórico. Isto tudo para dizer que, se eu não sou totalmente destituído de qualidades, me parece que o comentário assinado por "Mgd" terá sido mesmo escrito por Manuel Graça Dias. A alternativa - o ter sido escrito por alguém com acesso ao processo jornalístico que levou a esse texto (que não li) no "Sexta" e, no que é mais espantoso, que escreve muito bem - é mais difícil de acreditar. Para quem em tempo dedicou algum tempo a tentar fazer "comentário" de arquitectura nos blogues (2003, 2004) e que sempre viu a influência de MGD no que de melhor é escrito on-line sobre o tema, é particularmente bonito assistir àquilo que será o primeiro texto de MGD na blogosfera. Há muito tempo que eu tenho reservado na minha lista de links um espaço para o - hipotético - blogue de MGD. E se não tiver sido MGD a assinar o comentário não me sentirei "enganado": afinal, o Pacheco Pereira foi convencido no primeiro de Abril que os tipos do Google iam lançar um projecto de colonização de Marte.

9:36 da tarde  
Blogger AM said...

obg, lourenço

odp, a fazer história! :)

10:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bolas,o anónimo das 12:29 sou eu, o autêntico, o inconfundivel, o incontornavel, o polícromo JFC! Só que me esqueci de assinar...;)

PS- acredito que o anónimo das 1:49 seja o estimável e maiúsculo MGD, fiquei esclarecido com a explicação que deu; está perdoado!

12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bolas, esqueci-me outra vez de assinar...
JFC

12:43 da manhã  
Blogger pedro_bdea said...

bolas, o mgd escreve AOS BERROS!

10:34 da manhã  
Blogger AM said...

correcção: o Mgd presta depoimentos pelo telefone aos berros! :)

... mas está perdoado! :)

8:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home