segunda-feira, março 03, 2008

either-or

A "casa DT" em Oeiras do arquitecto Jorge Graça Costa (procurar - não há pachorra... - no Últimas Reportagens), é um dos melhores exemplos de todos os males com que vai falecendo muita da arquitectura portuguesa. É uma arquitectura a) "conceito", b) com "nome" (XPTO), c) esquemática, d) banal (com "patologias do desenho"...) nas proposta formais e espaciais que re-produzem (ad...) os "tiques" da "linguagem" tardo-neo-moderna, e e) (é) (devidamente) embrulhada e a-condicionada em retórica "verde" para (baixo) consumo pelos (potenci-ais...) clientes de todas as altas...
O "esquema conceptual" (ver Arquitectura & Construção N.º 47) sob-re-põe (nada...) uma operação de soma entre um "paralelelipípedo" ("castanho"...) para a "zona social" do piso térreo e um outro "paralelelipípedo" ("branco"... em "levitação"...) para a "zona privada" do primeiro piso... (e como um mais um são... já podem ficar imaginando - na ausência de tão brilhante boneco... - o brilhante "resultado"...)
Recordou-me a crítica do Venturi à Wiley House do Philip Johnson...
Citação adp?... Leiam "o" Livro... É o paragrafo que termina com a "setença" Less is a bore...
Pergunta "malandra"... Se estão tão preocupados com o "desperdício" porque é que não deixam de construir estes desperdícios unifamiliares mais ou menos "isolados"!?...
O Um Big O (pesquisa google...) a-aparece que adorou...

11 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá AM:

Tenho muita pena que não tenha gostado, o António tem a sua opinião e eu respeito-a.

Mas está a ser injusto, como é evidente na revista não foi possível mostrar todo o trabalho que esteve por trás deste projecto, que foi bastante sério, garanto-lhe! Este projecto foi profundamente estudado durante o meu mestrado na FA-UTL.

De qualquer forma obrigado António pelas suas críticas que para mim são importantes e fazem parte do processo (por vezes é bom ouvir o outro lado).

Um abraço,

Jorge Graça Costa

11:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cada vez mais gosto de ler aqui. há uns tempos ia colocar aqui uma resposta imensa (comecei no trabalho e continuei em casa), mas dá para ver que aos poucos vai(s) tocando em alguns dos pontos que já estavam lá - acabei por não pôr porque em um dia publicaste mais 3 ou 4 vezes e não tenho tempo para acompanhar. apesar de ter as minhas dissonancias em relação ao que o venturi pensa, acho que este blog está no bom caminho, para se tornar uma referência de crítica para muita gente (certamente para mim já é).

um abraço

LR

p.s. explicação: o outro post era resposta ao estacionamento e falava um pouco sobre competencia (ideológica, claro*), que legitima vilas utopia e o diabo a quatro num país que sucateia - este termo é brasileiro - dia após dia os terrenos que já alimentaram milhões.



*ideologia no termo marxista. karl marx - a ideologia alemã

11:37 da manhã  
Blogger AM said...

caro Jorge Graça Costa

muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário
eu não quero ser injusto (eu não gosto de ser injusto) mas 9 (nove) páginas de tamanho A4 (ou quase...) para divulgar uma pequena moradia unifamiliar de dois pisos (sem grande "história"...) não é nada pouco... (quantos arquitectos no mundo inteiro se podem "congratular" com o mesmo?...)
já estou habituado a que a revista "arquitectura & construção" não publique os desenhos (nomeadamente as "plantas") necessários à compreensão das obras, mas se havia "conteúdos" de maior "valor" para "esclarecer" a obra, a sua inclusão deveria ter sido "negociada" (ainda para mais numa revista dita de arquitectura e de "construção"...)
a selecção dos "conteúdos" faz (ou deveria fazer...) parte da "missão" da arquitectura... (da arquitectura "divulgada"...)
não bastam (boas) fotografias de FG+SG... batidas (sunset...) ao crepúsculo... (dos deuses...)
registo com muito agrado a sua simpatia, o "fairness" :) o "fair-play" (e o poder de encaixe...)
qualidades raríssimas nos tempos "ásperos" que voam... qualidades que merecem, muito sinceramente, todo o meu respeito e admiração

um abraço

caro LR

fiquei até "embatucado" (é assim?...) com as suas simpáticas e excessivas palavras...
"referência de crítica"... Deus me valha a pretensão... isto são apenas pequenas postas a despropósito...
odp é feito com sacrifício, algum sofrimento e demasiada dedicação...
ontem, para não variar, esteve para acabar... e em alternativa (como as coisas são...) saiu assim... (que também foi uma espécie de fim...)

a posta quase comentada... (?)

http://odesproposito.blogspot.com/2008/02/tenso.html

esta surgiu depois de uma reportagem na televisão em que entrevistavam um arquitecto (barba rala de uma semana e cabelo demasiado grande e despenteado...) que mora(va) naquela urbanização projectada (salvo erro) pelo Valssassina para Alcântara, e em que o dito "colega" contava como tinha foi acordado por um vizinho a meio da noite, com a notícia de que os carros estavam inundados na garagem subterrânea...

e eu fiquei a pensar naquilo... o gajo não sabia no que é que se metia (no que é que metia o carro...) ao enfiar o carro - ao comprar o apartamento?... - numa cave em leito de cheia?...

os patos bravos do Cacém, construídos nas selvagens décadas de 60, 70 e 80 - ah, Valhelhas... - em leito de cheia são (o drama, a tragédia, o horror...) "desordenamento do território"... a arquitectura (assinatura) Valssassina e outros que TAL no mesmo "vazio" de Lisboa são "cromos" para as revistas e para os diversos suplementos imobiliários...

fiquei com pena de não ler esse comentário...

um abraço

9:28 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

acabar?!?!?
ensandeceste?
e depois? onde é que eu vou tomar café e dar dois dedos de conversa?
tem juízo!
a blogosfera poderá ser miserável e wannabe. mas não é aqui.
(gostaste do haiku?)

abraço,
j

10:49 da tarde  
Blogger AM said...

acredita, joão
se eu tivesse juízo o blogue já tinha acabado...
a arquitectura "assinatura" do Trocas-te, a eleição do Rodeia, o crescimento "sustentado e sustentável" dos ilustres visitantes do blogue (e algumas poucas coisas mais...) estão mesmo a pedir um "fim-de-ciclo"...
partir para outra...
isto cansa, rende pouco ou nada e não pode - nada dura... - durar para sempre...
abraço

11:42 da tarde  
Blogger Pedro BC said...

Mantém a tasca aberta, que há clientes.

Um abraço,
Pedro

12:25 da manhã  
Blogger AM said...

a tasca está a abarrotar! :)

obg pedro, um abraço

7:27 da tarde  
Blogger Rui Campos Matos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

penso que o JGC foi parco na contra-argumentação; a critica feroz do nosso amigo AM merecia uma resposta mais incisiva; ficamos assim um pouco decepcionados (nós, os adeptos da crítica não louvaminheira e da arquitectura 'racional') perante a breve lamúria que não explica nem os quês nem os porquês. Ninguém falaria assim de coisa minha minha, impunemente. Parabéns ao verrinoso AM pelo brilhantismo crítico.
JFC

10:24 da tarde  
Blogger AM said...

facilita, facilita... :)

10:41 da tarde  
Blogger Unknown said...

Os argumentos que faltavam estão aqui:

http://oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=2202

Abraço

Jorge Graça Costa

7:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home