terça-feira, maio 29, 2007

The Glass Chain












À partida, à primeira vista, poder-se-ia pensar no triunfo das teses do Venturi para uma arquitectura genérica com iconografia electrónica... no triunfo do ultra provocador "slogan": "Mies with signs"!
Nada de mais errado... A "iconografia" da estática fachada não prescinde da sua artística abstracção, e o arquitecto não perde (para ninguém, e muito menos para a res pública...) o completo domínio sobre os e-feitos do seu ofício. Nas justas palavras de Nicolai Ouroussoff: Wrapped in a luxurious skin of colorful cast-glass panels, (...) the glittering surfaces (...) have fashioned a serious critique of a world saturated in advertising and marketing images, and reaffirmed architecture’s heroic stature. "Heróica e original", portanto... Mais uma vez, sempre... e para não variar. A "seriedade" e sobretudo a eficácia da crítica "fashion" à sociedade de consumo (mais breve que a duração do bater de asas de uma borboleta...) fica por vossa conta. A reflexão sobre a utilidade (a "possibilidade"...) de ser o arquitecto a desempenhar esse papel, também...
Venturi não mora aqui... e Dudok, ao que parece, também já não se está a sentir nada bem... Sim, é verdade... houve um tempo em que a arquitectura Holandesa "apontava" para o futuro. Agora limita-se a acompanha-lo... ou, quanto muito, a revisita-lo.

"... a potent commentary on where our culture is heading"!?

"It took avant-chic euro-architects, (more than) 30 years to get... nowhere!"