terça-feira, janeiro 09, 2007

O Rei na Barriga

"E não se pode criticá-lo?"
Será que já não se pode manifestar uma opinião contrária e "diferente" das aborrecidas (e muitas vezes hipócritas...) lengas-lengas do "nacional-porreirismo" da arquitectura portuguesa?
Transportar para o espaço público (da blogosfera) a divertida má-língua do linguajar informal dos ateliers e restantes tascas...
E criticar (por criticar...), pura e simplemente pelo "gozo" (ou sado-sofrimento...) que isso me possa provocar... posso?
Por acaso o trabalho do atelier Guedes Cruz, é alguma vaca sagrada?
(Nem que fosse o Siza...)
Ou será que os novos censores, sentem "ansias" de entidades reguladoras e só se sentem tranquilos com o risco azul da auto-censura e da censura alheia?
Uma questão de carências...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Você é mesmo palerma, aborrecido, sem interesse, com a mania que é intelectual e que conhece o meio que tanto insiste em falar. Tenha um pouco de bom senso e aplique antes os seus esforços em melhorar a sua personalidade. Looser....

1:49 da tarde  
Blogger AM said...

Olha, um comentário anónimo com ofensas pessoais...
Ah, campeão!

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não, não é anónimo...Campeão!!!!!!
Se calhar o Daniel não é o único a achá-lo parvo!!!!
Tenho dito.

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma última incursão a este blog para registar algumas ideias. Aprecio uma boa dose de arrogância da parte daqueles que têm galões para mostrar. No seu caso, enfim, não anda por aqui a inventar a pólvora nem parece que esteja a caminho de se tornar o José Mourinho da blogosfera. A pose é desproporcional à qualidade do que aqui produz.

Podia dizer-se que é de escrever mal, mas os parêntesis, enfim, já percebi – é feitio.

Podia dizer-se que é uma certa indigência mental que bem se exprime naquele Google News e no (gasp) extraordinário Edit-Me que ocupa o topo da barra lateral – ao fim de um ano disto é de rebolar pelo chão.

Mas fico-me pela sensação de que grassam por aqui umas frustrações pessoais, uma certa falta de estrutura, de estofo, pois então. Fico a imaginar a idade que terá você, António. E, certo ou errado, mas em seu abono, depreendo em si um recém-licenciado, lançado à vida cheio de mijo e vinagre, para citar Steinbeck. Não lhe fica mal a energia da juventude, mas veja, o que toma por irreverência não é mais do que um intelecto atascado na mentalidade dos dias que correm. E fico a pensar nestas nossas gerações. Os nossos pais alimentaram-se de idealismos e veja-se ao que chegaram. Mas nós em colectivo já nem temos ideais ou ideias que nos motivem. Ficamo-nos pelo cinismo, o descrédito em tudo e essa coisa tão portuguesa de mostrar a todo o momento que "alguém é uma besta". Que se procure no mundo e no trabalho dos outros coisas apreciáveis, que se aprenda com o esforço e dedicação que têm na sua profissão – ora, que ganho eu com isso. O que fica bem é chafurdar o intelecto neste vazio que nos enche mas que tão bem mascaramos em linguajar de corredor de faculdade. Quantas vezes não ouvi o tipo de sentenças que aqui profere, altas elocubrações académicas demolindo a produção alheia, vindas dos maiores estafermos cábulas que toda a vida terão "zero" para mostrar.

Resta perguntar-me, a mim próprio, o que ando então por aqui a fazer? E tenho de dar a mão à palmatória, que por estes dias só me movia a curiosidade de ver quem é o prato do dia – sabendo que um dia seria eu. O momento chegou e de nada servem aborrecimentos mútuos. Já devia saber que esta tasca não é para o meu paladar. E não se preocupe, desta vez aprendi a lição e nem sequer lhe levo a mal. Apenas, como disse um dia um bom mau da fita: I pity the fool.

Saudações bloguísticas.

8:55 da tarde  
Blogger formiga bargante said...

Daniel + d raf ao ataque.

A "turma" do mercedes está mesmo incomodada.

E o "barrigudo" daniel a "cagar postas de pescada" com a pinderiquice das fotos que publica + os comentários que as acompanham!

A avaliar pela qualidade da selecção fotográfica + comentários, a "obra" do "barrigudo" arquitecto deve ser um espanto.

Mas na quinta da marinha+belas clube de campo+restelo (onde aliás habita esta formiga) o Daniel come tudo tudo tudo + acólitos devem ser os maiores.

Haja pachorra.

Cumprimentos

10:42 da tarde  
Blogger AM said...

Ao fim de mais de um ano disto nem sequer me vou dar ao trabalho de contradizer o paleio do longo comentário do daniel. O blog, as postas do blog, como se costuma dizer, estão aí para quem as quiser ler. Umas serão mais assim, outras mais assado... etc., é "odesproposito"... e é tudo.
Uns gostam, e outros não, como "é natural e fica bem".
Aos que passam, e muito especialmente aos que comentam, só tenho a agradecer.
Ao formiga em especial, devo, entre outras coisas, um abraço sentido e comovido.

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois tá claro, a formiga que nada tem a acrescentar apenas se limita guardar as costas do amigo. E isso do Belas Club..... Cascais ..... Mercedes.... deve ser também algum recalcamento (porque pelos vistos disso perecebe muito, não fala de outra coisa)
, certo? Que turminha mais recalcada..!!!!

9:34 da manhã  
Blogger formiga bargante said...

Caro d raf

Razão tinha o Pavlov (o menino pode ir vêr na wikipedia).

Pronuncia-se a palavra-chave (cascais, belas ou mercedes, tanto faz) e eis que aí saltam eles a salivar e a rosnar.

Só que não têm dentes, de tanto se lamberem uns aos outros.

E por esta me fico.

Já perdi muito tempo com "a turma do mercêdes".

Não ides ao médico, não...

6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem anda a lamber o quê a quem isso está bastante evidente na desagradável situação gerada pelos senhores. Não vou comentar mais, pois quem anda a precisar de ir ao médico bem se vê. Quanto ao mercedes, lamento desapontá-lo mas não faz parte do património cá de casa (e não é por isso que ando a chatear tudo e todos,...)que também não se situa sequer nos arredores de Lisboa. Cada vez fico mais estupefacta com a desonestidade que abunda na blogosfera, com a mesquinhez, o maldizer gratuito só-porque-sim-e-porque-não-consigo-chegar-onde-aquele-está, a perversidade gratuita dos posts e respectivos comentários para abandalhar quem faz algo com dignidade e honestidade. Enfim é o retrato puro e duro da nossa sociedade e é por isso que esta nação chegou a este ponto. É de lamentar, muito sinceramente...Faço minhas as palavras do Daniel "I pity the fool"

10:34 da manhã  
Blogger pedro_bdea said...

grandes calos os do d raf e do daniel. impossivel não calcar!

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home