sábado, julho 29, 2006

Arquitectura PIN

Segundo notícia de ontem do Público, o aldeamento do Bom Sucesso foi reconhecido por despacho oficial da DGT, como turismo de cinco estrelas, devido "a excelência de um conceito inovador, único no panorama internacional. A arquitectura enquanto elemento de valorização, o vasto leque de equipamentos e serviços, o baixo índice de ocupação do solo e o urbanismo cuidado (...)".
À excepção das "baixas densidades", que me merecem as maiores das reservas (mas isso seria assunto para outras postas...) não posso senão deixar de apoiar o reconhecimento da arquitectura=valorização e do "urbanismo cuidado" devidamente "equipado".
O que já me custa mais a reconhecer, ou a compreender, é que o mesmo estado, que através de despachos do seus organismo oficiais premeia o cuidado da arquitectura cuidada, não cuide de premiar os autores dos projectos, deixando arrastar em "iniciativas legislativas de cidadãos" de duvidosa eficácia, o reconhecimento do valor da arquitectura de arquitectos...
Arquitectura, projecto de potencial interesse nacional, ou arquitectura ao serviço dos (legítimos) interesses dos promotores?
Arquitectura PIN?
Ora... propaganda!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim, é a chamada Arquitectura PIN-UP...you know what I mean?
SF

6:29 da tarde  
Blogger AM said...

sim SF, penso que dá para perceber...
sempre a en-pin-ar!
mas o que me interessa é a existência de uma Ordem, reconhecida pelo Estado, que defende, o direito, de todos, à arquitectura, mas que na pratica, assiste impotente, a estes discursos sobre a arquitectura como um “sinal” de distinção (de classe?) da classe com poder de compra para aceder a estes produtos do "imobiliário turístico"
a verdade é que historicamente o direito à arquitectura sempre foi coisa de... minorias... e pelos vistos vai continuar a ser...
obrigado pela visita e pelo comentário

12:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home