segunda-feira, abril 17, 2006

Sobre A Exposição do Ensino da Arquitectura

No Caderno Espaços & Casas do Expresso (14 de Abril), uma reportagem sobre os "Alunos de Arquitectura da Lusíada (que) projectam a cidade de Lisboa para o século XXI".
O projecto "denominado Ilhas do Tejo" foi efectuado por "uma equipa de (5) alunos", para a disciplina de Projecto I (2004/2005) "orientados" pelo Arq. Rodrigo Ollero "docente e regente da cadeira" e prevê a construção de um número de "ilhas" não identificado (na notícia), com "desenho orgânico" que "se elevam um piso acima do nível da praia-mar".
"Ao nível da ocupação, as ilhas iriam receber unidades residenciais, terciário, lazer, serviços, equipamentos complementares e actividades relacionadas com o rio e ainda investigação no campo da biologia marítima". "Cada ilha deverá ser auto-sustentável em termos energéticos".
Na "nova Praça do Comércio", "que se transforma num centro terciário e de lazer", "localiza-se ainda o interface de metro subaquático de ligação às ilhas..."
"A proposta final do projecto (...) está patente até ao dia 21 de Abril", "no Centro de Informação Urbana de Lisboa".

Mas está tudo louco?
Ilhas no Tejo? Um piso acima do nível? E o "maremoto"?
Túneis de metro subaquático? Mas será que o "docente e regente" não lê as notícias?
Propostas de "ocupação", "investigação no campo da biologia marítima"? Qual é a "Lição" da cadeira de Projecto I? Arquitectos ao poder? Quem "programa" a cidade?
E a "cratera" em forma de estrela (?), "escavada" no Terreiro do Paço, com alçados inspirados nos melhores silos automóvies "amaricanos" ? "Parkas Revenge"? E nenhum "docente e regente" "abordou" a questão do delicado "ecossistema", esse sim ecologicamente "auto-sustentável", das "fundações" da Baixa Pombalina? Se o "objectivo" do "exercício" é(ra) pensar... a cidade...
E a qualidade dos "Renders"... em Projecto I? Por onde é que começa a formação de um arquitecto? Será formação de base, ou será uma das provas específicas de acesso... (ao emprego como desenhador de luxo?)
E para o final... Exposições de "projectos" de Projecto I (!) em espaços públicos exteriores à "academia"!!!
Mas o que é que se pretende com isto?
Alunos do "Primeiro Ano" de "Arquitectura" a projectar o "interface do metro subaquático"?
Lançar os pobres coitados às feras? Alimentar o Ego da precoce "exposição pública", "orientando" o "tipo" de exercício da profissão? "Construir" currículos? Projectar (publicitar) a escola, com Projectos-Choque, que convencem os "responsáveis" pelo "Centro de Informação Urbana" e pelo Jornal, do interesse da "exposição" e da "notícia"???
Eu não sei quem ganha, embora possa imaginar o que é que eventuais interessados possam ganhar com estas "aproximações"... só sei quem perde.

5 Comments:

Blogger geno said...

quem perde são os alunos.
que andam a perder tempo em projectos da tanga quando deviam estar a projectar a sério e a aprender algo de útil...
isto é só para publicitar a faculdade e o docente.
enfim...

11:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos uma cópia descarada do nosso projecto de "O Grande Estuário"…tendo um monte de mão de obra gratuita para produzir trabalho.

Gostava de ver se teria capacidade de fazer essa "investigação" no seu atelier privado…

Eis a prova de que quem quer inovar, PENSA. Quem quer quer publicidade, COPIA…

1:54 da manhã  
Blogger AM said...

sobre isso da "cópia descarada" não sei nada...
obrigado aos dois pelos comentários

4:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja venho atrasada em relaçao a data em k postaram a noticia mas estava a peskisar uma coisa na internet e deparei-me com este blog e aproveito para corrigir algo k li! Estou em arquitectura e projecto I na Universidade Lusiada refere-se a alunos do 4º ano! obrigada pela atençao!

1:59 da manhã  
Blogger AM said...

tb estou atrasado... ao comentário da ailskaday, que aproveito para agradecer
mas... projecto I no 4º ano... é muito estranho...

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home