sábado, abril 15, 2006

Os Chicotes (ou a submissão da linguagem à reflexão crítica)

Na Actual do Expresso, Capa e artigos para assinalar os 100 anos do nascimento de Beckett. Eu, que não li (e o mais certo é não o vir a ler... mas nunca se sabe) reparo nas gordas: "Como Joyce e Kafka, Beckett foi um escritor moderno, no sentido em que submeteu a linguagem a uma reflexão crítica" (António Guerreiro).
Mas o que eu fico a cismar, e o que motiva esta posta, é...
... se o "sentido" de "moderno", é o de alguém (escritor ou pintor, ou arquitecto...) "que submeteu a linguagem a uma reflexão crítica", então qual é a diferença entre os "nossos" modernos, do século passado... e os modernos de outros séculos... passados.
Porque não me restam muitas dúvidas, da "reflexão crítica" a que os arquitectos que vão passando à história, submeteram (estalem os chicotes...) a "linguagem" arquitectónica...
Enfim, isto dava uma tese... e eu não estou para isso, até porque para esse peditório (da ignorância superior) já dei mais do que devia ter dado!
Podia escrever sobre Alberti, sobre Borromini, sobre o Boulee ou sobre o Labrouste... ora o Diabo. O que eu quero é escrever sobre o Guerreiro. Parece que não cagam como os outros!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:14 da tarde  
Blogger AM said...

este blog pede nem sempre primar pela qualidade ou pelo bom gosto, mas mesmo quando utiliza termos menos elegantes, do tipo "merda" ou outros que tais, tenta (pelo menos tenta) não o fazer para ofender ninguém e muito menos, pessoas que não conhece
por esse motivo vou apagar o comentário do anónimo das 6.14, a quem, mesmo não conhecendo, agradeço a visita e a vontade de "participar"
à pessoa mencionada pelo anónimo ou a todas as outras que possam ter lido o comentário, as minhas desculpas

8:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em jeito meio fugaz...não ter lido Beckett é um caso só por si crítico...
Não destoando o teor do post, muitas palavras por vezes, de tanto serem usadas perdem qualquer coisa do seu valor, isto é, vale muito a pena tentar principalmente um escritor que trabalho a temática do tempo e da dita linguagem como Beckett...iria mais longe, existe mais arquitectura nos seus textos do que se possa julgar....

4:16 da tarde  
Blogger AM said...

existe arquitectura em tudo... e é por essas e por outras que eu não li o tal do Beckett
como fiquei a saber que o senhor resolveu escrever em franciu, como é que se pronuncia? Bêquêt?
:)

8:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home