quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Manifestação de Solidariedade

COMUNICADO - CONVITE

Na próxima 5ª feira, 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, um grupo de cidadãos portugueses irá manifestar a sua solidariedade para com os cidadãos dinamarqueses (cartoonistas e não-cartoonistas), na Embaixada da Dinamarca, na Rua Castilho nº 14, em Lisboa.

Convidamos desde já todos os concidadãos a participarem neste acto cívico em nome de uma pedra basilar da nossa existência: a liberdade de expressão.

Não nos move ódio ou ressentimento contra nenhuma religião ou causa. Mas não podemos aceitar que o medo domine a agenda do século XXI.

Cidadãos livres, de um país livre que integra uma comunidade de Estados livres chamada União Europeia, publicaram num jornal privado desenhos cómicos.

Não discutimos o direito de alguém a considerar esses desenhos de mau gosto. Não discutimos o direito de alguém a sentir-se ofendido. Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre.

Não esqueçamos que a sátira – os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" – é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia, e que todas as ditaduras começam sempre por censurar os livros "de gosto duvidoso", "má moral", "blasfemos", "ofensivos à moral e aos bons costumes".

Apelamos ainda ao governo da república portuguesa para que se solidarize com um país europeu que partilha connosco um projecto de união que, a par do progresso económico, pretende assegurar aos seus membros, Estados e Cidadãos, a liberdade de expressão e os valores democráticos a que sentimos ter direito.

Pela liberdade de expressão, nos subscrevemos

Rui ZinK

Manuel João Ramos

Luísa Jacobetty

Via O insurgente

3 Comments:

Blogger AquiQ said...

Não querendo opor-me a vossa liberdade para se manifestarem onde quer que seja, chamo a atenção para a infantilidade que é em insistir em pôr sal na ferida. Não é o medo que aconselha à contenção, é o bom senso.

Por outro lado se a liberdade de expressão nos permite exprimir a nossa opinião, não nos permite ofender indiscriminadamente.

12:34 da manhã  
Blogger AM said...

Infelizmente o bom senso abandonou-me... imaginem uma insensata manifestação pacífica de solidariedade com o povo de um país com quem partilhamos a casa europeia... onde é que já se viu coisa mais salgada? Ainda se fosse para incendiar a embaixada dinamarquesa em Portugal, sempre se poderia contar com a ajuda de algumas pessoas de bom senso...

2:06 da manhã  
Blogger AquiQ said...

a despropósito:
estou como aquele cartoon que mostrava o editor do jornal dinamarquês a aceitar publicar as famosas caricaturas e comentando, Assim como assim, nem vai vê-las, quem é que lê jornais dinamarqueses?

Não sei se leste o meu post e o do Eduardo Pitta. Obviamente podem, como aliás frisei, manifestar-se. O que não percebo é o que isso pode trazer de benéfico (sou um optimista, como disse noutro comentário, mas pragmático). Por um lado não vai acalmar as manifestações dos desvairados ofendidos. Por outro lado, tão-pouco penso que os dinamarqueses estejam ansiosos à espera da nossa tomada de posição.

A liberdade de expressão foi (bem) defendida pela investigação policial, após queixas da comunidade muçulmana dinamarquesa.
Os jornais europeus só começaram a demonstrar "solidariedade" e a "defender" a liberdade de expressão, depois da decisão de não proseguir a acusação.
Ao decidir publicar as caricaturas que, evidentemente, ofendiam uma comunidade passa a ser provocação pura e simples.
Se o objectivo fosse realmente defender a liberdade de expressão, não esperariam pela decisão, publicariam imediatamente, independentemente das, possíveis, consequências legais.

Como é óbvio, são inaceitáveis as ameaças e a volência. Tal como é inaceitável a utilização dos cartoons (alguns não publicados nem produzidos para o jornal original) por radicais muçulmanos para incentivar as manifestções e o ódio. Tal como, ao contrário do que diz o texto, também são inaceitáveis tentativas de contra-ofender "apenas com palavras ou desenhos" produzindo, por exemplo, caricaturas do Holocausto.

As regras de boa educação e civismo, como são conhecidas em qualquer família ou bar nocturno, são que quando ofendemos alguém, explicamos as nossas opiniões e razões para desfazer mal-entendidos, se ainda assim o ofendido considerar que há ofensa, pede-se desculpa e não se repete a ofensa. Não se pede desculpa por se passar a concordar com o ofendido, ou por medo de levar porrada, mas por respeito pela ofensa dos outros... digo eu.

9:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home