quinta-feira, março 08, 2012

chaimites em Las Vegas












o nosso caro leitor/comentador JFragoso teve a generosidade de alegrar-nos o dia com o envio deste boneco (envio que, como é óbvio, muito agradeço)
a associação ao clássico LLV é que é um pouco - como dizer... - dúbia, sendo o "core" (da tese) do livro, a crítica à "irrelevância" do "expressionismo-abstracto" da arquitectura (isto é que é um resumo...) "tardo-moderna"
LLV foi o 25 de Abril (o C&C foi a "primavera marcelista"...), o 25 de Abril (ai o primeiro dia...) da "disciplina"
teve, do outro, a mesma sorte

13 Comments:

Blogger alma said...

AM,
A Imagem é fabulosa !!
Nâo é nada dúbia :)
é uma excelente alegoria
Leio-a como uma profecia ...

1:49 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

É isso: não sou grande fã do Venturi porque sou expressionista abstracto. que não tem nada a ver com um certo "classicismo" formalista, decadente, que, sim, é isso que é certa arquitectura "tardo moderna". As revoluções não se fazem na epiderme das sociedades, não basta mudar as regras, é preciso mudar tudo, a começar pelas pessoas. E a profundidade das coisas vai muito além da cultura de massas, dos movimentos colectivos... - convoca também o lado lunar, o espírito da noite e a esfera da cultura... rumo à natureza, para encontrar novos "artifícios"...

3:14 da tarde  
Blogger AM said...

alma

a imagem é brilhante :)
dúbia (in dúbio pró ODP) :) dúbia só a sobreposição da legenda :)
alegoria e/ou profecia, fica tudo por conta dos clássicos :)

jraulcaires

que comentário tão "denso" (como calculo que a minha posta também seja...)
um pouco difícil de fazer não, essa demarcação entre o expressionismo abstracto e o tardo modernismo...
as revoluções... eu sei lá das revoluções...
estou (desiludido) como (dizia) o outro: é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma...
a evolução tem mudado mais que a revolução (que só enche a cabeça de alguns e não enche a barriga de ninguém...)
hoje estou a entardecer muito "social-democrata"...
pois seja

5:36 da tarde  
Blogger AM said...

não queres partilhar qualquer coisa desse teu expressionismo?

5:37 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

AM; aí é que estamos em desacordo. se as coisas mudarem, ao menos que mudem. Corremos o risco de ficarem piores, mas às tantas pode ser que fiquem melhores. Mesmo que aparentemente fiquem piores, isso é só temporário, tipo do caos à ordem. A frase "é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique a mesma" é do Lampedusa, que às tantas não passa de um velho cínico preocupado única e exclusivamente com a manutenção do poder. A verdadeira revolução é quando o poder muda de mãos. Para mim, o verdadeiro objectivo da revolução é dar poder a toda a gente. Mas para isso é preciso trabalhar muito...

6:52 da tarde  
Blogger AM said...

sim, pode ser que sim
que eu esteja velho (ainda no outro dia postei sobre getting older...) e cínico
mas antes isso que um pouco... ingénuo
"dar poder a toda a gente" tipo o quê!? didatura do proletariado? anarquia ("liberal") de direita (cada um com uma arma na mão e meia bola e força...)
a única revolução seria acabar com o poder, com todas as formas de "autoridade" (com a exploração do homem pelo homem, se quiseres)
mas, como dizes e bem, o poder limita-se a mudar de mãos sem que com essa "mudança" alguma coisa chegue a mudar
é esse o meu entendimento da revolucionária e muito lúcida mensagem de Lampedusa

7:11 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Precisamente, a mensagem do Lampedusa é lúcida, mas tem um "parti pris" um ponto de vista pessoal na minha opinião. O Lampedusa é uma pessoa habituada a viver numa sociedade em que le detinha e dominava as regras e estava-se a ver, de repente, desprovido desse poder. A afirmação cínica: é preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma, decorre disso. Num descrença profunda de que, na realidade, as coisas, seja a sociedade, seja o que for, não pode mudar, então, o que interessa são os mecanismos de conservação de poder. Tipo: quem controla a bola. Para mudar a sociedade, no entanto, não proponho sistemas perfeitos. É por isso é que quer os chaimites, quer os venturis, quer os acidentes do quotidiano, me dizem muito pouco. Bulshit. A verdadeira revolução está dentro de cada pessoa, porque só uma pessoa pode encerrar um mundo. O resto, não há sistemas erfeitos, quanto a mim. O sistema mais perfeito para mim seria o estado de direito, e depois, é tipo, ama e faz o que quiseres. Só que isso não é assim tão fácil de implementar, pois não?

9:28 da tarde  
Blogger alma said...

JRCaires,
Só nesta caixa já somos dois
a pensar mais ou menos nos mesmos moldes:)
O futuro será como dizes, não vejo que seja assim tão difícil :)

9:47 da tarde  
Blogger AM said...

a mim os acidentes do quotidiano dizem-me imenso :)
o Venturi escreveu um "manifesto gentil"
nunca se tinha visto nada de a-parecido entre os manifesteiros todos
fez da fraqueza força (como o Outro)
é obra

o futuro, o mais imediato, vai ser mau
muito mau
e a longo prazo também não dou muito por isto

12:01 da manhã  
Blogger jraulcaires said...

Ontem escapou-me o convite para partilhar o meu "Expressionismo abstracto". Bom, motiva-me muito pouco a exibição das coisas que faço. Acho que não têm por um lado assim tanta relevância, por outro lado, não quero ser ensurdecido por "ruído". A ideia que eu tenho é que se as coisas que faço tiverem algum interesse, alguém há-de dar por elas..

Todavia, há as questões práticas: mostrar trabalho atrai trabalho. então, vou sair do armário e começar a apresentar coisas: mas em certos canais não generalistas, mas que no entanto vão além das nossas fronteiras. O AM, claro, terá o Link: devo-lhe isso, ele é o mestre de cerimónias ;). Outra realidade comezinha é que desde que estourou a crise do subprime, arranjar clientes que não estejam mesmo nas lonas é um desatino. Tenho feito pouca Arquitectura e construído menos, faço outras coisas para subsistir...

Mas cá se vai andando c a cabeça entre as orelhas...

11:55 da manhã  
Blogger AM said...

eu gosto de ir postando por aqui, mais ou menos a propósito mais ou menos a despropósito, alguns dos meus bonequitos
é uma maneira de dar o corpo ao manifesto, de oferecer o blogue ao contraditório
quem quiser desancar no meu trabalho como eu me arrogo ao direito de desancar no trabalho dos outros, está, assim, à vontade
podem dizer/escrever tudo
(normalmente, é mesmo muito raro, não apago comentários)
é um pouco como naquela história do Rui Veloso "mostrar" o Carlos Tê
manter o nosso trabalho em segredo (na idade da internet...) para quê?
normalmente só esconde trabalho quem tem alguma coisa a esconder...
e por falar nisso tenho que ir ali ao browser do lado fazer uma pesquisazita...

o mestre de cerimónias (palhaço e tudo) cá o espera
ao link :)

1:58 da tarde  
Blogger Unknown said...

ninest123 16.02
gucci outlet, ray ban sunglasses, nike outlet, oakley sunglasses, tiffany and co, ugg boots, replica watches, ray ban sunglasses, tory burch outlet, prada outlet, ugg boots, polo ralph lauren outlet, oakley sunglasses, louboutin shoes, louis vuitton, michael kors outlet, replica watches, louboutin outlet, michael kors outlet, christian louboutin outlet, michael kors outlet, cheap oakley sunglasses, louis vuitton outlet, michael kors outlet, longchamp, nike air max, burberry outlet online, nike air max, tiffany jewelry, louis vuitton outlet, michael kors outlet, burberry, longchamp outlet, chanel handbags, ray ban sunglasses, louboutin, oakley sunglasses, jordan shoes, prada handbags, uggs on sale, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, michael kors, nike free, oakley sunglasses, louis vuitton, ugg boots, louis vuitton, ugg boots

5:25 da manhã  
Blogger Unknown said...

hogan, true religion jeans, hollister pas cher, nike huarache, lululemon, nike air max, michael kors, air max, ray ban pas cher, converse pas cher, nike blazer, oakley pas cher, hermes, north face, nike air max, burberry, vans pas cher, north face, nike roshe run, abercrombie and fitch, true religion outlet, ralph lauren uk, ralph lauren pas cher, mulberry, michael kors, tn pas cher, nike roshe, louboutin pas cher, sac longchamp, timberland, coach outlet, lacoste pas cher, new balance pas cher, nike free run uk, michael kors, air jordan pas cher, longchamp, sac guess, michael kors, air force, vanessa bruno, nike free, hollister, longchamp pas cher, nike trainers, replica handbags, true religion jeans, nike air max, ray ban uk, coach purses, true religion jeans

5:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home