sábado, dezembro 24, 2011

projectos recentes (sapatinhos, sapateiras e sapos-sapatões...)

sanitários/balneários - freguesia 1 (a "aldeia mineira")

naquilo que de mais a-parecido existe com um "centro" o edifício busca o seu "lugar" (o seu "espaço") entre os "irmãos" (na solidária companhia dos homens) mais velhos
um embasamento em pedra local (um granito azulado muito duro e muito bonito) vence o desnível entre o espaço de recreio existente (na cota superior) e o estacionamento previsto (na cota inferior)
os rebocos, o telhado (telha de barro ou metálica...), fazem (ou não fazem...) o resto


no interior, o luxo da pobreza, será absoluto
cimentos afagados, o reflexo das cerâmicas
por cima das portas, de uma ponta à outra, vêr-se-a a linha do tecto...

&











sanitários/baneários - freguesia 2 (a "aldeia serrana")
não me recordo (agora) de outro projecto em que uma fotografia...










a versão (até ver...) final sofreu ainda alguns retoques mas eu faço como o colega Palladio e publico (ah magana) a mais bonita









&











sanitários/balneário - freguesia 3 (a "aldeia litoral")

para um cemitério (Loos) arquitectura (redundância) "funerária"
arquitectura (retreat, retreat), demasiada arquitectura...

&
















não muito longe (Dali) fica o projecto para um "centro de interpretação" de uma Lagoa (na forma de ampliação de uma daquelas escolas primárias do plano dos centenários que, julgo, todos conhecem)
foi, nos últimos tempos, o projecto que mais trabalho me deu...
não digo nem conto (leiam nos desenhos...) o raio do brainstorming


ficam umas perspectivas e uma planta com a (melhor) solução proposta










&









o projecto do quartel
no centro da "vila" um novo volume fecha e encerra um edifício quarteirão (o rectangular mais ao centro do boneco)
sem preocupações "contextualistas" a proposta assume a diversidade da "arquitectura da cidade"
o edifício albergará (ou não...) a cantina, os vestiários, as celas, os dormitários e os (respectivos) sanitários (mais as necessárias áreas de circulação que é, sempre, onde muito pode acontecer...)

as "alhetas" dividem os volumes (como na entrada em "ponte" para o pátio do edifício existente e como em Moretti - Luigi Moretti...)


nas palavras de um comentador do ODP: grand osnap




a cor quer-se pano de fundo para o fundo do pano (das fardas)
as "riscas", cinzentas, são pura maldade















se a coisa for avante...

&





para o centro do centro (do centro) da mesma vila, a adaptação (a "museu") e a reconstrução (eu acho que é sempre uma "reconstrução"...) de um dos seus mais importantes e significativos edifícios
a proposta visa a clarificação espacial e funcional das estruturas existentes
em cima, a sul, para a (principal) praça, os espaços "nobres", públicos
em baixo, a norte, para a rua das "traseiras", os espaços "reservados", de "servir" (como em Kahn)
de cima para baixo: piso 0 existente, piso 1 existente, piso 0 proposto e piso 1 proposto
tudo o que possa vir a ser diferente disto será sempre para pior
e tenho dito

&












para a mesma "aldeia litoral" outro "museu"...















olaria e (ex) residência do oleiro...
por mim estava feito...

&

requalificação de uma capela de outro cemitério...
guardei, como mais precioso, o desenho do altar e do retábulo
se me "sair" qualquer coisa (já combinei) mando construir

obrigado pela sua visita
volte sempre

20 Comments:

Blogger alma said...

Li, mas não vi os desenhos com atenção :)reparei que há muita gente conhecida a vaguear por aí ...
volto já:)))

12:56 da tarde  
Blogger AM said...

se "ler" os desenhos vai a-reparar que são ainda mais os "famosos" :) a assombrar os meus projectos :)

1:01 da tarde  
Anonymous Skizo said...

Caro Am:
Não li, vi à vol d´oiseau e não me atrevo a fazer comentários senão daqui à muitos dias, depois do que vi ou julguei ver no seu pequeno horror amarelo.
Apenas uma pergunta. No terraço da aldeia serrana, quais são os materiais e as cores?Há uns alçados em que me parece ver corrimãos azuis? Será? Ou será vidro ou acrílico?
E um pedido: agora que o scanner já está bom, não se pode fazer uma montagenzinha de toda aquela fachada principal do seu pequeno horror amarelo, incluindo a intervenção desqualificada(private joke?)

8:52 da manhã  
Blogger AM said...

meu caro S.
é sempre assim tão ponderado com os seus "julgamentos" (estéticos ou outros)?
aqui pela blogo é tudo mais meia bola e força
como diz (disse) o Venturi, isto é apenas aquitectura (mas eu gosto)
não vale a pena "encucar"
na melhor das hipóteses estas porras vão estar por cá umas poucas dezenas de anos (não estamos a construir pirâmides para faraós...)
o proj. da aldeia serrana está a preto e branco
corrimãos azuis (estou mais virado para o RAL preto "arquitecto") poderão ser defeito no seu olho de vidro (o "monitor", evidentemente)
acrílicos (private joke) só a contra-agosto
não voltei a testar o meu scanner ("arranjei" outra solução...)
bonecos da fachada principal do meu pequeno horror amarelo é coisa que não falta pelo ODP
repetir para quê?
assim como assim (o que esta feito, feito está) já não posso atingir (ah, Corbu...) a perfeição...

http://odesproposito.blogspot.com/2006/01/repetio.html

boas festas

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se, como diz,estas porras vão estar por cá umas poucas dezenas de anos e não têm qualquer pretensão a constituir-se como referência de coisa nenhuma, por que motivo tanta citação de gente famosa? Venturi, Palladio, Khan, Moretti, Corbu, Loos? Como não consigo vislumbrar qualquer influência destas personalidades nos projectos que teve a simpatia de partilhar connosco pergunto: É para dar ares de connaisseur? Ou é para impressionar as gentes locais? Oh homem assuma o que faz pela sua cabeça: Estamos todos a cagar-nos para as suas leituras. A mim bastar-me-ia que nas suas casas de banho estes dois actos,cagar e ler,tivessem merecido a sua total concentração. Evitava-se a verborreia da pretensa erudição e o trabalho sairia (ainda) mais escorreito. A não ser que ao derramar tanta sabedoria esteja a pensar que o vão convidar para desenhar as novas casas de banho do MOMA.

João Fragoso

12:15 da tarde  
Blogger AM said...

prefiro pensar pela cabeça dos "famosos" (até porque de uma maneira geral os famosos já pensaram tudo o que há a pensar sobre as "cenas" e as merdas assim...)
gosto de citar (a erudição corre-me nas veias)
citar faz bem (sou culto como ó caralho)
citar é bom (faz bem as meninges)
as citações são nossas amigas
não tem nada a ver com pretensões (intelectuais ou outras)
são apenas conversas que eu gosto de ir mantendo com os meus mortos (e alguns, poucos, vivos)
se não gosta de ler pode sempre procurar a sua praia - o ODP é MEU e no ODP cito - Shakira, querida - quem muito bem me apetecer
"escorreito" é um grande, mt obg, elogio

(agora, com o Gadanho no MoMA, já estava a contar - com o ovo no tecto do mundo - com o projecto para a cantina dos trabalhadores...)

12:35 da tarde  
Anonymous Skyzo said...

Meu Caro Am:

Tudo o que vou dizer é sob reserva pq como disse ainda quero "ponderar"

É assim sempre tão humilde em relação ao seu trabalho??????????????????????

Hoje aprendi consigo algo que vai fazer de mim um arquitecto completamente novo: a importância do conhecimento culto e erudito da arquitectura no acto de projectar(para dizer a verdade sempre soube isso, mas não tenho tempo). Fala em Corbu e diz muito bem. Também ele "espiralou"- oú, oú???, EhEhEh(Fragoso, vc é uma besta e vê-se logo que não percebe nada de sapatinhos, sapateiras e sapos e sapos-sapatões. daqui vai o meu soco virtual, eh, eh, eh).


Mas voltando a si, caro Am os balneários da Serrana, são frescos, originais, eruditos em pleno Alentejo sem se pôr em bicos de pés ou em sapatas altas, não alinhados com qualquer escola etc, etc, etc...CONSTRUAM_NOS PORRA!!!, quer os corrimãos sejam pretos Ral arquitecto´ou azul ultramarino. Thanks Man. I bielieve that you heard your master sing, as i said before.

Sim Sr. Boa colheita a de 2011. Só lhe ficou a faltar um parque escolar da 4ª fase:)))

Alma, Diáfano Querubim, acertaste outra vez. You have a mission, dear lady:))))

Agora vou tomar a medicação e desculpem lá toda a emotividade. è que hoje estou assim

http://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ

EH pá, não encontrei, a versão Ral Arquitecto :))) Sorry

Ah e já agora, citar os que realmente valem a pena nã é citar, é construir uma civilizaçâo (Skizo)

1:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A intenção do comentário não era irritá-lo, mas já se sabe: Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira para dar cabo deles.
ODP é a minha praia favorita, mas,à cautela, trago sempre um pára vento...

JFragoso

2:30 da tarde  
Blogger alma said...

WoW !!
grandes conselhos :)

Skizo :)falaste em missão ... !!
que missão :)))

http://www.youtube.com/watch?v=oBheLOmtf3c&feature=related

5:22 da tarde  
Anonymous Skyzo said...

WOW, I FEEEEEEL GOOD!!!|HUM.....já me tinha esquecido de como isto é bom: que pena o Quentin se ter perdido um bocado


Alminha, tu uma vez perguntaste se eu achava seres tu um querubim ou um serafim. Dei-me ao trabalho de ir falar com o teu Boss que confirmou seres tu um Querubim. Ora, está nos livrinhos, qual é a missão dos querubins.
Desculpa, mas agora tenho que sair. Amanhã comento o teu comentário

AM, ânimo. Helena Blavatsky, fundadora da teosofia, dizia que um zero seguido de milhões de zeros, continuava a ser um zero. Just follow the yellow break road

p.s Hoje deu-me várias vezes vontade de posar o lápis para sempre

5:53 da tarde  
Anonymous Skizo said...

Bolas!!! Acho que é poisar, ou pousar. Enfim já não sei. Ó Fragosas, não te aproveites destes petits riens. Hoje estamos muito francófonos. Eh, Eh, Eh

6:27 da tarde  
Blogger AM said...

S.

humilde umas vezes, insuportável de auto-convencido (é a vida...) nas outras
a erudição é como a intuição e os outros "ção" (a "transpiração"...) todos
só não são importantes para os tolos
os balneários serranos acho que não estão mal...
tenho dúvidas sobre algumas... "articulações"...
enfim, são joanetes de sapatos d'arquitecto
gostava de ser melhor arquitecto mas se não passar disto já não fico (comigo) mal de todo
"construir uma civilização" é lindo

JFragoso

ODP é uma praia com falha tec(tó)nica
de vez em quando sai uma posta com ondas de 40 M
no mar flat da opinião sobre arquitectura em Portugal fazemos as vezes (e/ou às vezes - ainda me querem re-tirar os "açentos"...) de adamastor
por falar em Balões... recomendo o "UP" ("altamente"...) da Disney
tem uma casa que vai de balão, até uma cascata...
eu linkava já aqui para o FLW mas depois o JFragoso blá blá blá - arrogante - blá blá blá...
(não pensa mesmo que me irritou, pois não...)

alma

não acha a banda sonora do Jackie Brown tão melhor que a banda sonora do Pulp Fiction?

S.

abaixo o lápis, viva o pincel!

8:20 da tarde  
Blogger AM said...

S.

peço desculpa pela minha desatenção
o chão, o pavimento, da serrana, será (está para ser) em cimento afagado (uma coisa dessas d'agora do "auto-nivelado" ou o cepo...)
as verticais serão todas em "branco"
há uma foto, salvo erro no "inquérito" de uma soleira que faz esse contraste que me interessa (a ver se amanhã já passo pela bilioteca pública para espreitar e confirmar isso...)

8:36 da tarde  
Blogger AM said...

... acho o "acto de projectar", tanto quanto sobre estas coisas da "criação" se pode "verbalizar", demasiado... demasiado "caótico", demasiado "complexo" para saber se é algo de "erudito" ou não...
quanto mais leio (desculpe JFragoso) sobre estas coisas mais me parece que é no "está bem" (ou no não está bem) que tudo se decide... (veja-se, por exemplo, o "conservador" Roger Scruton)
esta tarde passei por uma obra (em obras) de outro(s)
está tão evidentemente "não bem" que até "doeu"...
alguém que por certo não lê o ODP...

8:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para o AM e S
francofonias, delitos de opinião e mortos vivos (fantasmas)..
http://www.youtube.com/watch?v=PBTVnFXAyt0&feature=results_video&playnext=1&list=PL8D7D8F00144E619A
JFragoso

11:51 da manhã  
Blogger AM said...

mt obg JFragoso

tenho um outro projecto para outro cemitério em "andamento"
a obra esteve parada durante uns... tempitos (parece que está agora para recomeçar)
está como que morta-viva, a pobrezinha...

8:19 da tarde  
Blogger 柯云 said...

2016-07-02keyun
coach factory outlet online
michael kors purses
kate spade handbags
coach outlet store online clearances
coach factory outlet
kobe 10
ghd flat iron
adidas superstar shoes
polo ralph lauren
cheap toms
timberlands
michael kors outlet online
asics running shoes
coach outlet
christian louboutin wedges
montblanc pens
coach factory outlet
air max 95
nfl jerseys wholesale
abercrombie and fitch
ralph lauren home
giuseppe zanotti sneakers
cheap oakley sunglasses
ray ban sunglasses uk
the north face jackets
louis vuitton purses
jordan 3s
nike roshe run
adidas nmd
louis vuitton purses
louis vuitton outlet
louis vuitton outlet stores
kobe shoes 11
louis vuitton handbags
ray ban outlet
nike sb dunks
jordan shoes
ray ban sunglasses outlet
christian louboutin shoes

9:35 da manhã  
Blogger raybanoutlet001 said...

ugg outlet
nike factory outlet
nike outlet
ray ban sunglasses
ray ban sunglasses outlet
nike trainers
nike shoes
christian louboutin outlet
arizona cardinals jerseys
nike tn

7:52 da manhã  
Blogger Unknown said...

lacoste polo
yeezy boost
adidas nmd r1
balenciaga sneakers
adidas superstar shoes
nike huarache
longchamp
nike sneakers
vibram five fingers
cheap jordans

5:15 da manhã  
Blogger Unknown said...

qzz0428
polo ralph lauren outlet
moncler uk
michael kors outlet
dsquared
soccer boots
ralph lauren uk
michael kors uk
prada handbags
nike blazer pas cher
oakland raiders jerseys

4:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home