sábado, junho 18, 2011

Alhambra

16 Comments:

Blogger jraulcaires said...

Claro que o alhambra é belo. e também o palácio de Carlos quinto. e muitas outras coisas. Bah, mas tamb´m aquilo que temos ali para tomar (fomos os únicos a não expulsar os templários) também vale a pena ser visto, com as constantes adições. Já sem falar da igrejita da conceição que é talvez a igreja mais erudita segundo os canônes da renascença que foi Jamais edificada em Porugal. E ninguém sabe ao certo quem fez aquilo. Mas magnifico mesmo é viajar, abrir fronteiras e aprender...

9:46 da tarde  
Blogger AM said...

gosto muito de Tomar
da cidade mas também da sua arquitectura mais "erudita"
(ainda no outro dia estive a contar os anos que já passaram desde)

o alhambra é (claro) belo
mas há que se saber mostrar, dar a ver, o belo
e é isso que este vídeo faz muito bem

11:11 da manhã  
Blogger alma said...

Nunca fui a Alhambra :)
para mim, o mais interessante não foram as imagens mas,foi o dito sobre os espaços que lembrou-me:

este post do Tiago Borges
http://des-conexo.blogspot.com/

:)

1:08 da tarde  
Blogger alma said...

adenda ao video :
ouvir entre min. 3.02 /3.22 :)))

1:35 da tarde  
Anonymous Skyzofriend said...

Caro Am

Postei alguns dos comentários prometidos na sua posta "Dois canais"
muito lá em baixo.

Desculpe-me o atraso.

S.

2:36 da tarde  
Blogger alma said...

Skyzofriend(dei gratia),

não foi elogio, é um facto :)

aguardarei com c-alma
aqui
ali
ou
:)
Bem haja

4:21 da tarde  
Blogger AM said...

alma

errou o link para a posta do desconexo (postou o lik para o blogue e não para nenhuma posta do bogue)
se quiser, desejar, corrigir... :)

ainda não ouvi o vídeo
vai ficar para mais logo (se ainda der...)

caro S.

sigo já para lá

8:16 da tarde  
Blogger AM said...

S.

fui confirmar
não existem novos comentários na posta "dois canais"

(ODP não é um daqueles blogues todos xpto que recebem um mail por cada novo comentário...)

8:20 da tarde  
Blogger alma said...

AM,
"notas para uma novela autobiográfica"- des-conexo

(ao min. 3.02 /3.22 neste video de alhambra :)


Skyzo :)
eh eh eh
bela partida que pregou ao AM...

passei uma bela tarde de Domingo a ler muito devagarinho a MZ
(obrigada por partilhar o link)

8:38 da tarde  
Blogger AM said...

gosto mais de novelas mexicanas...

8:40 da tarde  
Blogger AM said...

foi uma partida?
ai que engraçada...

8:41 da tarde  
Blogger alma said...

AM,
se não consegue o simples exercicio de ler a posta do Tiago e sintonizar o video...

não queira que um desconhecido lhe ofereça comentários :)))

9:08 da tarde  
Blogger AM said...

pensei que ao fim de mais de 5 anos disto já tivesse dado para perceber...

9:12 da tarde  
Anonymous Skyzofriend said...

Caro AM

Parece-me que mais uma vez o comentário não "entrou".
Acho que estou com azar com aquele post. Vou tentar colocá-lo aqui se não se importar. É apenas uma parte do que tenho para dizer. Irei colocando pequenos comentários, em vez de um extenso.

Diz-me que o seu losango não é site spicific. Mas a sua visita guiada ideal começa logo pelo pisar (solene) dos losangos da praça e segue por aí acima, com losangos no tecto, etc...Ora o que pode haver de mais site spicific do que isto?

Quererá dizer com isso que poderia usar o seu losango em outros sites, como no Porto por exemplo, abstraindo-se de outros temas mais óbvios no local? ( sobre o Porto, li há tempos uma afirmação indignada da historiadora de arte portuense, Mónica Baldaque, a mesma que manteve uma acesa disputa com o Arq.tº Fernando Távora sobre o pavimento da sala do Museu Soares dos Reis onde está exposta a escultura do Pensador. Dizia ela: Srs. Arquitectos, granito polido no Porto , NÃO!!!. Aqui está uma bela lição sobre o espírito do lugar que nem cinco anos no atelier do Siza daria).

Continua.

8:05 da manhã  
Anonymous Skyzofriend said...

Continuação.

Se o seu losango não é site spicific, gostaria que me indicasse quais foram os critérios que usou para determinar o seu site. Porque, para dizer que b não pertence a A, é necessário em primeiro lugar, definir A ( eu sei, eu sei, se a arquitectura se fizesse com silogismos e teoria dos conjuntos tudo seria mais fácil!)
Ou então, eu simplesmente não entendi o conceito.

Durante o seu processo de projecto ( para falar à escola do Porto), conseguiu resistir à difícil tentação de desenhar duas ou três peças de mobiliário. Não haverá por aí dois ou três bonecos/fotos que se possam postar? Um balcãozinho de recepção seria o ideal, porque, como dizia Le Corbusier, são óptimos como "objets á reaction poétique".

O "método de projecto" que utilizou neste edifício, que se pode resumir, à traço muito, muito grosso, tenho a certeza, ao desenvolvimento de um tema e suas variações ( eu tb o uso), dará origem a um próximo post sobre a " teoria da cidade análoga" de Aldo Rossi

Assim eu tenha tempo e a sua caixa de comentários xpto e tão exigente quanto aos (eleitos) que deixa entrar o permita :)

Bem haja. Desculpe-me o atraso, toda a confusão com os posts e a má redacção deste post, que foi feito à pressa, embora o conteúdo já estivesse pensado.

S.


Cara Alma

Permita-me que lhe responda mais tarde.
No outro dia, esqueci-me de dizer-lhe que a canção da Alma foi um dos momentos mais hilariantes que já vivi na net.

Bem haja também para si

S.

8:30 da manhã  
Blogger AM said...

apenas uma nota:

a caixa de comentário do ODP não tem nada de xpto nem de exigente ou de selectiva
é aberta a toda a gente e a todo o tipo de despropósitos
só elimino ofensas
a terceiros

mais:

o "método de projecto" (estou-me a cagar para o "método de projecto"), o método de projecto não tem a ver com a-variações sobre um tema tem a ver com tudo ao molho e fé em deus (que é uma táctica tão respeitável como outra qualquer)
os losangos não são para pisar e não estão no chão da praça
estão nas platibandas
e sim, o losango vai com todas
até com granito, no Porto

7:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home