terça-feira, fevereiro 09, 2010

o "paisagismo"

Pior que o paisagismo "naturalista" só o paisagismo "arquitectónico".
Tanques, muretes, "floreiras"... Passadeiras como gincanas para explicar o traf... ego, seguro, à próxima geração - como (n)um (certo) shopping de céu ao léu no Allgarve ou (n)um pífio "reviv-all" da mais que pífia intervenção na Rua do Carmo (de muito má memória...)
Sem escala, sem proporção, sem sentido de matéria ou outras coisas... ancestrais...
Dediquem-se às couves...

12 Comments:

Blogger alma said...

É TUDO VERDADE !Sem escala, sem proporção, sem sentido de matéria ou outras coisas... ancestrais...

no meio do caos do que se vê por aí :)o meu GPS mental funciona com a memorização das rotundas como são horrorosas não dá para esquecer ... e quando volto:)
sei que já passei por ali :)

alguém se lembra de uma rotunda na marginal em carcavelos que eram umas maminhas tipo silicone de relva !?:))))

10:08 da tarde  
Blogger AM said...

maminha descalada... hum...

10:18 da tarde  
Blogger alma said...

subscrevo:)
para a CML na Av. da Liberdade colocar couves (roxas, lombardas ou outras) em vez da parolice de tulipas e afins que só alimentam os fornecedores e não os utentes :)

10:54 da tarde  
Blogger AM said...

mas isso ao menos sempre é uma plataforma ajardinada em forma de jardim :)
o pior é o resto :)
não queira ser mais papista e fundamentalista que o papa das hortas :)

lombardas... com salsichas... hummm :)))

alfaces na rotunda do marquês ficavam a matar (os alfacinhas)!!! :)))

11:27 da tarde  
Anonymous Quando as Catedrais eram Brancas said...

Pensava eu que o paisagismo naturalista e o paisagismo arquitectónico provinham da mesma fonte de pensamento.

1:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O comentário, bem como as respostas, revela uma certa ignorância relativamente ao que é a Arquitectura Paisagista...Mais grave ainda vindo de um Arquitecto.Enfim.... revelações esclarecedoras....

2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AM, quando diz o papa das hortas não estará a querer dizer o rei das hortas? É que todos sabemos que o GR-T é monárquico
Já leu o Jardineiro do Rei?
Quando Luís XIV planeava com o seu jardineiro Le Nôtre os jardins de Versalhes, passeava-se todos os dias no seu coche, acompanhado por um conde de que já não me lembro o nome, pelos terrenos dos futuros jardins. Todos os dias , ao passar por determinado bosque, o rei assinalava ao Conde como o bosque lhe era incómodo para os planos que tinha para ali. O Conde, que era homem de espírito fino, decidíu surpreender o rei. Mandou que se serrassem os troncos de todas as árvores até ao ponto em que podessem ser derrubadas com um pequeno esforço e que se amarrassem cordas no topo dos troncos, no fim das quais se colocaria um homem. No dia seguinte, no passeio rotineiro, Luís XIV fez o mesmo comentário de sempre. Virou-se o Conde para o rei e disse:
-Se Sua Majestade o permite, farei desaparecer este bosque com um estalar de dedos.
A este sinal todos os homens puxaram as suas cordas e o bosque caíu como um baralho de cartas
-Interessante, disse o rei
Padeira de Aljubarrota

6:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Está provado que os peixes teêm uma memória muito curta, de cerca de 5 segundos se bem me lembro ( ai a minha memória ). É por isso que aqueles peixinhos vermelhos que vemos naqueles aquários tipo bola, não estão a sofrer horrores, antes pelo contrário, a cada volta que dão tudo é novo para eles ( olha um mundo novo, olha um mundo novo, olha um mundo novo ). Que jeito nos daría uma memória assim para as nossas rotundas!
Padeira de Aljubarrota

6:36 da tarde  
Blogger AM said...

Pedro

sim, a "fonte" é a mesma, mas, para o vulgo, resultam em formalizações aparentemente opostas
mas concordo contigo, são as duas faces da uma mesma (má) moeda...

Anónimo das 2:53

não seja ignorante
a posta e os comentários não são "reveladores" do entendimento que tenho da "disciplina" da arquitectura paisagistica
a posta é "reveladora" da ignorância e incompetência de tantos e tantos (pseudo) "arquitectos" "paisagísticos" (...) que de arquitecto não têm senão a cagança do título
repito: dediquem-se às couves e não chateiem
olhe... apresente-se
fazemos uma visita às "evidences" que a posta aborda (muito pela rama...)

Padeira de Aljubarrota

não li o livro mas vi o filme
infelizmente, e tanto quanto recordo, o filme não ilustra essa deliciosa "cena"

7:36 da tarde  
Anonymous armando said...

bom,
a minha última contribuição relativamente a este tema.
as maminhas de que falam não são trabalho de arquitecto paisagista. são do leonel moura, quem diria, hã? (http://www.leonelmoura.com/)
em relação ao supostos "arranjos exteriores" de que falam (e que teimam em chamar-lhe) é de ter em conta que muitas vezes são obras de arquitecto e não de arquitecto paisagista.
Por acaso querem que eu enumere a quantidade de obras de arquitectura medíocre dispersas pelo país fora? Torna-se uma tarefa quase impossível.
Existem tantos arquitectos paisagistas maus como bons. e alguns extraordinários. o mesmo se passa ao nível da arquitectura, não? com a devida diferença que arquitectos são aos milhares.
que conversa disparatada, mesmo.
over.

11:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AM apresento-me com todo o gosto, chamo-me Sara e sou Arquitecta Paisagista.
De qualquer forma continuo deparar-me com ignorância. A disciplina trata-se de 'Arquitectura Paisagista' e não 'Arquitectura Piasagistica'. E aqui também concluo esta perda de tempo.

1:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AM, provavelmente conhece poucos arquitectos paisagistas e não tem conhecimento suficiente para as acusações infundadas que fez. A profissão de Arquitecto Paisagista é tão complexa quanto a de Arquitecto e implica muito mais para além da escolha da vegetação a utilizar. Alguns dos exemplos aqui expostos não são da autoria de um arquitecto paisagista. O âmbito deste trabalho é o território e passa pela modelação de terreno, entendimento do sistema complexo da paisagem, definição de caminhos, pavimentos, equipamento e mobiliário urbano, iluminação exterior e muito mais. Na maioria das vezes, evita muitos erros arquitectónicos. Saiba que ganhará muito mais com o trabalho em equipa entre as diferentes especialidades do que se trabalhar sozinho e contra a sabedoria dos que estudaram e têm experiência em temas que você não domina. Estude mais sobre o assunto, antes de formar esses juizos de valor. Cumprimentos

2:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home