quinta-feira, janeiro 21, 2010

Deixem as agências da CGD em paz!

Deixem os balcões de pedra ("verdadeira"...) em paz. As sancas em aço, os espelhos dos pilares e das pilastras, os tectos em madeira ("verdadeira"...) "maciça", a desenhar risquinhas (e a corrigir a acústica...), as fachadas escorreitas, os edifícios (novos ou adaptados) verdadeiramente qualificados...
Embrulhem-me esta m**** toda de painéis de alumínio, de formicas plastificadas, de frias superfícies de vidro... "desmaterializadas"...
Arquitectos... pato-bravos da estética up-daite...
Quero as minhas agências de volta!

20 Comments:

Blogger alma said...

AM,
espelhos nos pilares ? não me lembro de ver :)
no resto concordo consigo :)
que não se "mude" nada :)

1:17 da manhã  
Blogger jraulcaires said...

Ah, a agência do Victor Figueiredo no Lumiar... - o que fizeram dela...

2:42 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Ofereço um doce a quem tiver fotos.. - n encontro...

3:11 da tarde  
Blogger AM said...

sim sim, espelhos nos pilares... como havia em A. e em A.
e claro, como na agência do Lumiar do VF de que fala o jraulcaires

eu tenho, ou tinha, não sei onde pararão, umas tantas fotocópias de uma arquitectura portuguesa com a "primeira metade" da obra do VF organizada pelo Cabral de Mello...
uma coisa velhinha (ainda do final dos 70...)
sei que tinha as obras todas da habitação social de lisboa (e não só...), setúbal, peniche, santo estevão, pequenos prédios de rendimento, propostas "turísticas" para o algarve que não vingaram...
recordo ("nitidamente")o desenho da planta da agência do Lumiar e tenho ideia que tb tinha pelo menos uma foto dos pilares espelhados...

7:54 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Deve andar lá para o espólio da ordem...

aquilo era extremamente "requintado", se bem que feito com poucas coisas.

Talvez as fotos a PB, não façam juz ao vermelho nos balcões, mas se forem boas, já vale a pena.

Obrigado. Talvez os Ex colaboradores do VF, tenham maior acesso a alguma coisa.

É pena que se perpretuem assim atentados em relação ao que devia ser património. E que arquitecturas exemplares, se bem que por vezes datadas (o que não, para mim é aquele caso) se percam para sempre.

deve ser uma "crise da cultura"...

8:47 da tarde  
Blogger AM said...

as minhas fotocópias, salvo erro, são (eram...) da bilio da FAUTL (da do chiado...)

atentado e crise da cultura - na outra noite falava disso com... - é continuar a não existir nenhum livro (ou site...) sobre a obra do VF

as "novas" agências são a barbárie contemporânea em variante tuga

só de pensar o que também pode estar a acontecer nas agências do Byrne ou do Hestnes aqui a sul do tejo...

8:56 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

entã e que tal fazer um livro sobre o VF...

Boa ideia. Vamos a isso...

9:13 da tarde  
Blogger AM said...

isso é um convite? :)

9:24 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Claro, estou à procura de alinhados...

Se bem, que , como derpreendemos desde já, a origem da iniciativa não foi minha...

9:28 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Aliás, queria dizer, não alinhados...

9:30 da tarde  
Blogger AM said...

posso começar por procurar as fotocópias... :)

9:39 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

E, já agora, sim...

Conheço o Duarte Cabral de Mello e ele conhece-me e sou amigo de muitos ex colaboradores do VF.

Mas o hábito não faz o monge. Deste-me uma ideia para um projecto, mas o projecto é teu.

(desculpa tratar-te por tu)

9:41 da tarde  
Blogger AM said...

nada, na minha blogo é tudo tú cá tu lá
quando e se estiveres com o prof. Cabral manda cumprimentos do antigo aluno António Machado :)
as ideias são como as pombinhas da catrina :) (ou era da chifre!?) :)
sempre passava a dedicar o tempo (livre) a alguma coisa de útil (e muito muito necessária...)
a despropósito, o próprio Cabral de Mello - quanto mais não fosse pela relevância do desenho urbano da Expo (norte) - merecia maior divulgação
para a grande maioria será um desconhecido
é como comentei agora no Catedrais...
é como as "novas" agências...
a rasura da ignorância colectiva...

9:49 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Ok, fica combinado. Eu, vou procurar o teu mail... (-:

9:50 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Bom, jraulcaires@hotmail.com...

its a deal...

9:52 da tarde  
Blogger AM said...

arqantmac@sapo.pt
já não é segredo :)
este comentário irá (auto) destruir-se dentro de...

9:52 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

sem dúvida que a expo norte é um território muito mais contido e imune a descalabros que a zona sul.

Mas é curiouso observar o desenvolvimento que levou o pp2, a zona adjacente ao trancão...

Acho que aí, entre as intenções originais e a concretização, existiu algo qq se perdeu...

Mas não tá mal de todo, mesmo assim...;

Enfim, sou pouco dado a praticar "abusos de confiança"... :-)

OPs: o Duarte Cabral de Mello era coordenador da disciplina quando fiz o 2º ano de projecto, já em tempos idos. Não somos propriamente intimos, mas que acho lá fomos mantendo uma relação civilizada, embora, minada pontualmente por alguns "quid pro quo".

Cumprimentos

10:07 da tarde  
Blogger AM said...

foi meu professor no segundo ano :) em... 90-91...
se calhar não somos estranhos :)
relações minadas, tanto quanto me recordo das suas palavras, eram "ponto de honra" :)
mutuo :)

10:15 da tarde  
Blogger Francisco do Vale said...

Por acaso há muito que penso nisso... a minha primeira conta era do antigo BNU ou BPA (já nao me lembro bem)... Então a respectiva agência - na terriola - era um encanto, desde a entrada ao encorpado balcão -sim aquilo era um balcão-, um luxo, desde o requintado banco longitudinal que suportava uma floreira digna do nome, uma parede em alto relevo com esculturas poderosas em pedra... coisas que hoje, por força da ciclica mudança de visual se vai perdendo...

Felizmente há agência que se vão salvando, como as do Siza... E havia uma muito muito boa do Arq. Carlos Loureiro em Braga, do BNU; com pé direito triplo e várias mezzanines... junto ao banco de Portugal... Aquilo foi comprado pela CGD e fechou recentemente

12:58 da tarde  
Blogger AM said...

obg, francisco
há uma "arquitecura portuguesa" (para aí) de 85 com muitas obras do Carlos Loureiro que mostra essa (e outras...) agências
depois o gabinete parece que caiu em desgraça (crítica) e nunca mais se viu nada da equipa...
para aqui tb havia umas do BNU ou BPA... tb não me recordo
falo das agências da CGD porque parece que aquilo, apesar de tudo, ainda tem qualquer coisa de (público) de todos nós...
outras responsabilidades...

12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home