Os Genéricos
Intró (ito) : linhas brancas, puras, são os traços identitários de uma arquitectura com assinatura reconhecida.
(música jazz-lounge para sofá cor-de-laranja e comprimidos psico-delico-doces)
... esta noite, para falar sobre uma das suas últimas obras, temos connosco (aqui e no odp) o Arquitecto Miguel Ângelo
Apresentadora Design (AD) : Arquitecto Miguel Ângelo. O que é que nos pode começar por dizer sobre esta obra...
Arquitecto Miguel Ângelo (AMÂ) : Bem... Recebemos o convite da ordem do priorado para projectar esta pequena capela... O projecto assenta nesta base sobrelevada do pavimento com o qual se relaciona através de um lance de degraus de pura sorte... até porque, intencionalmente, não desenhámos para aqui nenhum corrimão. Acima deste corpo principal da capela, que é, essencialmente, uma "caixa", arcos e abóbadas celestes, simulam outras abóbadas.
AD: E sobre os materiais, o que nos pode dizer sobre os materiais por si utilizados...
AMÂ: Bem... Como materiais temos o branco nas paredes, depois a pedra, escolhemos este moca-creme a-sizantado de Siena, que é muito parecido com o de Cascais, um material muito duro e que dá uma grande pedra, essencialmente para obter uma unidade cromática, toda em beije (escuro) que se estende a todo o conjunto. Utilizámos estas madeiras (grande plano sobre o rosto da apresentadora design) exóticas (novo grande plano sobre o rosto da apresentadora design) nas caixilharias e na porta principal, que foi uma encomendada a um artista plástico, o instalador de caixilharias Cabrita Reis (Lda) que já colaborou comigo em outras obras. O mobiliário também foi todo desenhado pelo nosso gabinete e é em madeira de faia.
AD: Na área das energias renováveis a obra apostou em tecnologias inovadoras.
AMÂ: Sim, é verdade, é como diz. A par da utilização das perspectivas virtuais em Auto-Brunelleschi, o gabinete tem o cuidado de estudar as soluções mais adequadas e apropriadas a cada cliente e a cada obra. Nesta encomenda, em particular, o gabinete estudou com enorme pormenor as vantagens dos ganhos activos e passivos assim como todas as questões que se alavancam na abordagem à problematemática da chamada massa (térmica) da construção.
O pórtico das colunas dóricas com volutas expiradas e capitais compósitos orientado a poente sombreia a entrada principal. As palas, os frisos e as molduras dos vãos do alçado sul (mostrar o alçado sul recortado "contra" um céu imaculadamente azul ou com meia dúzia de uns farrapos de nuvens photoshop...) reduzem a incidência dos raios do astro-rei sobre as alvenarias de betão romano expostas aos elementos naturais.
O efeito é pitoresco, quase renascentista, sem deixar de ser à (minha) maneira, muito próprio e muito particular, do traço do nosso gabinete. Foi bem acolhido pelo cliente e pela comunidade (da ordem do priorado) e tem sido, na generalidade e na especialidade da espacialidade, muito elogiado por todos...
AD: Sorriso giocondesco (geo-referenciado)
AMÂ: Sorriso de gola alta (com sobre-casaca de veludo verde e plumas de puro sangue lusitano)
AD: Muito obrigado, Arquitecto Miguel Ângelo
AMÂ: Nós é que agradecemos...
(música jazz-lounge para sofá cor-de-laranja e comprimidos psico-delico-doces)
... esta noite, para falar sobre uma das suas últimas obras, temos connosco (aqui e no odp) o Arquitecto Miguel Ângelo
Apresentadora Design (AD) : Arquitecto Miguel Ângelo. O que é que nos pode começar por dizer sobre esta obra...
Arquitecto Miguel Ângelo (AMÂ) : Bem... Recebemos o convite da ordem do priorado para projectar esta pequena capela... O projecto assenta nesta base sobrelevada do pavimento com o qual se relaciona através de um lance de degraus de pura sorte... até porque, intencionalmente, não desenhámos para aqui nenhum corrimão. Acima deste corpo principal da capela, que é, essencialmente, uma "caixa", arcos e abóbadas celestes, simulam outras abóbadas.
AD: E sobre os materiais, o que nos pode dizer sobre os materiais por si utilizados...
AMÂ: Bem... Como materiais temos o branco nas paredes, depois a pedra, escolhemos este moca-creme a-sizantado de Siena, que é muito parecido com o de Cascais, um material muito duro e que dá uma grande pedra, essencialmente para obter uma unidade cromática, toda em beije (escuro) que se estende a todo o conjunto. Utilizámos estas madeiras (grande plano sobre o rosto da apresentadora design) exóticas (novo grande plano sobre o rosto da apresentadora design) nas caixilharias e na porta principal, que foi uma encomendada a um artista plástico, o instalador de caixilharias Cabrita Reis (Lda) que já colaborou comigo em outras obras. O mobiliário também foi todo desenhado pelo nosso gabinete e é em madeira de faia.
AD: Na área das energias renováveis a obra apostou em tecnologias inovadoras.
AMÂ: Sim, é verdade, é como diz. A par da utilização das perspectivas virtuais em Auto-Brunelleschi, o gabinete tem o cuidado de estudar as soluções mais adequadas e apropriadas a cada cliente e a cada obra. Nesta encomenda, em particular, o gabinete estudou com enorme pormenor as vantagens dos ganhos activos e passivos assim como todas as questões que se alavancam na abordagem à problematemática da chamada massa (térmica) da construção.
O pórtico das colunas dóricas com volutas expiradas e capitais compósitos orientado a poente sombreia a entrada principal. As palas, os frisos e as molduras dos vãos do alçado sul (mostrar o alçado sul recortado "contra" um céu imaculadamente azul ou com meia dúzia de uns farrapos de nuvens photoshop...) reduzem a incidência dos raios do astro-rei sobre as alvenarias de betão romano expostas aos elementos naturais.
O efeito é pitoresco, quase renascentista, sem deixar de ser à (minha) maneira, muito próprio e muito particular, do traço do nosso gabinete. Foi bem acolhido pelo cliente e pela comunidade (da ordem do priorado) e tem sido, na generalidade e na especialidade da espacialidade, muito elogiado por todos...
AD: Sorriso giocondesco (geo-referenciado)
AMÂ: Sorriso de gola alta (com sobre-casaca de veludo verde e plumas de puro sangue lusitano)
AD: Muito obrigado, Arquitecto Miguel Ângelo
AMÂ: Nós é que agradecemos...
5 Comments:
Deixe-me adivinhar:
Essa apresentadora tem os olhos um pouco puxados e faz muitas aspas no ar, com os dedos.
O Miguel Ângelo é que me parece uma mistura de "camarada" com cronista do JL e travesti no "Fórmula Um" na Amadora.
(os comentários andam fracos. Sorry! Outra vez)
serralheiro cabrita é lindo!
olá beluga
inteira-mente ficcional
qualquer semelhança com a realidade
simões
perfís de qualidade só nos manos cabrita em Fernão Ferro
Nada como saber ver TV :)
People like to put the television down
But we are just good friends
(I'm a) television man
Talking Heads
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