quinta-feira, junho 12, 2008

Periódicos de Arquitectura

... today's editors are generally loath to provide space for a truly comprehensive critique. I recall that in the 1950s it was not unusual for a magazine to devote an entire issue to the documentation and evaluation of a single building in all it's aspects. (...)
The result is that late-modern work has rarely been adequately documented and even more rarely assesses with any rigor. (Segue um gigantesco e mais que merecido elogio à Biblioteca da Universidade de Aveiro do Siza).

Entrevista de William S. Saunders e Nancy Levinson a Kenneth Frampton (Question of Value: An Interview with...). A entrevista (idem e idem) é de 1999, mas não deixa, lá por isso, de ser de leitura menos que "obrigatória"...

Recuando às minhas memórias eu recordo (I recall...) a revista "Architecti" que pelos finais dos 80 do século passado começou por fazer (com jeito e ambição... "ibérica"...) quase a mesma coisa...
Hoje (bibó-prugresso!...) para dar "vazão" (aos 17 mil...) temos (têm...) a "+" arquitectura...
A blogo, a "alternativa" (e subversiva...) blogo, é que podia...

Adenda: Não se preocupem... estou a entremear ("entre-malhar" - é a minha fase "Harvard"...) com a leitura e a re-leitura de todos os livros do Mário de Carvalho (a que eu consigo deitar a mão). A nenhum arquitecto deveria ser permitida, a (grave) "omissão" do Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sr.Odp :)
Gostava que me explicasse sem se irritar :) como é que se apreende o "Génio" no Siza qd não se é arquitecto.

9:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

elogios ao Siza pelo K.Frampton não são uma trivialidade ?!:)

9:19 da tarde  
Blogger AM said...

maria

tem td a razão quando diz que os elogios do frampton ao siza são correntes e triviais
uma vez ouvi dizer (salvo erro ao professor, ao arquitecto, cabral de mello) que o frampton é um cão de caça: trincou o regionalismo crítico no siza e nunca mais largou...

esplicar o génio siza sem me irritar é capaz de ser mais complicado... :)

diria que é como explicar outro génio qualquer... como é que alguém explica a genialidade, digamos, da Guernica do Picasso?...
podemos tentar andar às voltas da excelência da técnica, às voltas da obra, às volta e às voltas... com mil e um discursos críticos muito sabichões, e se calhar não vamos sair do mesmo sítio nem vamos chegar a lado nenhum...

rosebud!?...

9:57 da tarde  
Blogger AM said...

só para acrescentar que o regionalismo crítico, para aqueles que não conheçam, fica ao lado do perónio...

odp... "pedagógico", como diria o JFC... :)

10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

obrigada...:)
gosto da sua frontalidade
bom trabalho :)

11:56 da tarde  
Blogger AM said...

eu é que tenho a agradecer :)

1:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home