quarta-feira, junho 04, 2008

Outros











Paulo Varela Gomes (outra vez) no Público (idem) de hoje escreve sobre a inexistência de "arquitectos modernos de renome" (de "arquitectos brilhantes"...) no (outro) mundo que não o "ocidental". Começa pela China (where else...) e vai por aí a-fora às arrecuas, pela Índia a-dentro até ao "mundo 'árabe'" (aspas em árabe no original). Sobre a arquitectura indiana por exemplo, que o autor afirma conhecer "razoavelmente", escreve que não "recomenda" "mais de meia dúzia de nomes" (que infelizmente não identifica). E isto por comparação com a Holanda (ai o paraíso na terra da arquitectura holandesa contemporânea...) que "tem (sozinha...) mais bons (sic) arquitectos modernos que a Índia".
Paulo Varela Gomes descarta as hipóteses do "isolamento" e "ignorância" e arrisca, como explicação para a "intrigante" falha (...), as "razões mais profundas que hão-de ter que ver com as culturas visuais e espaciais da Índia" (que, infelizmente, e mais uma vez, voltam a não ser... "nomeadas").
A terminar, concede que a arquitectura (que a "boa" arquitectura "moderna"...) necessita de "todo um estado de desenvolvimento social e económico" e de uma "história" (ora aí está uma coisa que, desde o tempo do Berlage, não falta à arquitectura holandesa...) e também que a arquitectura (que a "aparição" de arquitectura de "qualidade") "precisa de uma modernidade mais consistente que a película moderna que cobre como papel de lustro os edifícios mais recentes das grandes cidades da China, da Índia, dos Emirados do Golfo Pérsico."
Pela minha parte, e a-parte umas incursões pela "rede" (Doshi, Badran, etc.), confesso que mal passo do Charles Correa... Ainda assim, acho as "explicações" do PVG algo confusas (as "culturas visuais e espaciais" locais...) por um lado, e pouco motivadoras (demasiado devedoras do aparato do "Zeitgeist") por outro.
O "génio" individual (olha o Siza...) não conta para nada?...
Olha... quem parece que a-percebe mais disto é o James Steele...