quarta-feira, maio 28, 2008

Inéditos













odp tem o enorme prazer e honra de a-postar, em rigoroso exclusivo, (n) o projecto inédito do arquitecto --- --- para a Casa da Passara que Passa (CdPqP).
O projecto, inicialmente sustentado nas duas pernas do edifício teórico do incontornável arquitecto holandês Rem Kualhas (vejam-se as duas "pernas abertas", a "malha hexagonal" a des-ocultar o "vão" triangular, etc.), depressa evoluiu para uma síntese (vertical) de diversas correntes (alternadas), melhor "idealizadas" e "representadas" na imagética do ícone trágico da VilLA NM do atelier UNStudio.
Sem pretender "esgotar" o projecto com qualquer tipo (académico) de descrição ou "análise" dos enormes recursos específicos do (e ao) projecto, odp não pode deixar de referenciar anotar e destacar (sempre pela positiva), a persistência da presença do tema da água (...) reflectida no "espelho-de-água" da Pischinha da Vulva Ogival (duplicada) ou para a notável espacialidade, plena de domesticidade, do Sanitário da Des-nalga Abobadada que culmina a "promenade" (mais Loosiana, que Corbusiana...) com que o programa supera os limites de qualquer "arre-medo" de uma inteligibilidade paradigmática.
Ao contrário de outros projectos de outros autores da mesma geração, o projecto da CdPqP inscreve-se e a-levanta-se com modéstia naturalidade (e tranquilidade) na pragmática de uma pós gramática da disciplina que sabe enfrentar e superar, com corajosa singularidade e duplicidade, os e-ventos dos seus tempos.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o Bernardo (e digo-o em inglês para todos compreenderem), is one of the most promissing Europe's West Coast architects! não conhecia este projecto dele, penso que fizeste bem em divulgá-lo, é para a China?
JFC

12:11 da manhã  
Blogger AM said...

concordo contigo
é, efectivamente, o trabalho de um arquitecto muito promissor...
fica na All China, é um projecto "genérico" e a China é onde um homem quiser

já agora, a "pischinha" fica mais ou menos para sul...
os "reflexos" a-trepam pelas paredes (ondulantes) e ficam a-bailar nos tectos...

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é pá, eu penso que o Bernardo se está a tornar um verdadeiro Ronaldo da arquitectura portuguesa! estou com ele! (e com a selecção)
JFC(em modo genérico)

1:38 da manhã  
Blogger AM said...

sim, um autêntico Belnaldo...
mas eu estou-me a c... lixar, para a selecção da bandeira do shocolari viticultor com patrocínio CGD
podem perder os jogos todos e voltar lá para as casas deles o mais depressa possível (ainda não decidi por quem é que vou torcer - se conseguir ver alguns jogos como deve ser logo se vê...)
o comentário genérico é mais barato :)

6:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home