quarta-feira, abril 02, 2008

O Sistema Doutrinal

(...) as escolas são, de um modo geral, concebidas para apoiar os interesses do segmento dominante da sociedade, das pessoas detentoras da riqueza e do poder. (...) se não se apoiar os interesses dos detentores da riqueza e do poder, não se sobrevive por muito tempo. É-se excluído do sistema ou marginalizado. (...) os intelectuais prestam um serviço semelhante. Fazem o que é esperado ao oferecerem uma descrição razoavelmente exacta da realidade que se adequa aos interesses das pessoas que detêm a riqueza e o poder (...) Se e quando as pessoas que exercem o poder nas respectivas funções institucionais se dissociam do ambiente institucional e se tornam seres humanos, agente morais, nessa altura podem juntar-se ao resto das pessoas. Mas não vale a pena dialogar com eles no seu papel de indivíduos detentores de poder. (...)
Aqueles que são bem sucedidos em instruir-se nos valores da ideologia dominante e que provam a sua lealdade ao sistema doutrinal podem tornar-se parte da classe especializada. (...) Se mostrar demasiada independência e questionar o código da sua profissão com demasiada frequência, o mais provável é ser excluído do sistema de privilégios. Assim, rapidamente aprende que, para ter sucesso, tem que servir os interesses do sistema doutrinal. (...)

Noam Chomsky, Via Xatoo

2 Comments:

Blogger fielding mellish said...

essa passagem é do consenso fabricado, não é? Manufacturing Consent em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5631882395226827730

acho que seria muito bom verem o que o chomsky fala sobre américa latina. ia evitar que muita gente dissesse tanta merda quando se lembra de falar sobre aquilo que conhece apenas pela imprensa tradicional. podem encontrar em http://www.zcommunications.org/

abraço. LR

p.s. eu gosto de vidro. a minha intolerância à sílica é que não me deixa comer.

1:41 da tarde  
Blogger AM said...

obg, LR

a passagem é do link da posta onde também se fala sobre a américa latina

eu gosto mais de "porcelana" :)

7:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home