quinta-feira, abril 24, 2008

Lituânia Paixão

Gostei de ouvir (oiçam também) o último dos Dead Combo, mas apesar das Cubas, Berlin (isses), cow-boy (adas), esparguetadas e outras rumbas, estou em crer que paira por ali uma questão mal resolvida com a supra (e magna!) questão da "identidade" (da "koltura") nacional que ("penso eu de que" - e peço desde já muita desculpa se estou enganado...) que, dizia eu, já não faz muito sentido... Não estamos nos 80's e isto (aqui) não é o Bairro Alto. O para (digma!?) cultural (nem mais!) do "in-between" Braga e Nova Iorque do António Variações, as "Sete Naves" dos GNR no clássico (entre os clássicos) Os Homens Não Se Querem Bonitos (querem-se feios, porcos e a cheirar a cavalo), ou o Alfama do Mler Ife Dada (que sempre arriscaram outra... "variedade"), repousam na paz (podre...) dos escombros da história (bonito, heim?...) da "nossa" música popular... moderna.
Os Dead Combo não são um passo em frente em relação ao escatológico "sound-track of Lisbon" dos (últimos dias da) Madredeus ou em relação ao Fado Pimba da a-Mariza (no cenário tango-Decon - que tanga... - com toalhas vermelhas "Buenos Aires" da tasca-rasca do FOG) no Disney Hall do Bairro dos Anjos!!!...
Ou melhor... são um passo à frente... e são (mais uma vez...) dois passos atrás... São mais um "produto" à espera de ser mastigado e cuspido pelo produtor de um filme vagamente "latino" nos estúdios de Santa Maria Madeira!!!...
(Uma certa vez, uma certa manhã de um certo fim-de-semana, zappei pelo Hollywood. O canal passava um "filme internacional", com algumas cenas "filmadas" na Lisboa - internacional... - dos anos 50... A arquitectura da cidade... era a "típica"... do sul de França... e os indígenas alfacinhas pastoreavam os burrinhos à porta de casa, vestidos com túnicas e bonés tunisinos... A "coisa" metia gaja boa - atiradiça... - num consultório médico... Talvez o Pedro Mexia...)
Ah, como é melhor (quando há sol...) celebrar o prémio ganho pela tuga-russa (e pela russa verdadeira...) Long Tongue...

Adenda: Sinto e lamento ter sido ou estar a ser demasiado severo injusto e... picuinhas. Eu gosto muito da música do disco dos Dead Combo, e se eu não "apanho" que há por ali meia dúzia de grandes temas que escapam ao fascínio babado e meio parolo do produtor de Hollywood (ou do arquitecto...) pelo fado pimba então é porque eu não percebo mesmo nada disto...

Etiquetas: ,

7 Comments:

Blogger formiga bargante said...

Meu caro AM

Como sempre, gostei muito deste teu texto.

E, em particular, de: "com toalhas vermelhas "Buenos Aires" da tasca-rasca do FOG)...
Em cheio!

Quanto ao resto, a minha opinião difere da tua, mas eu sou mais que suspeito...

No entanto, uma coisa te posso garantir, sem a menor dúvida:eles não estão à espera de "serem mastigados".

Propostas não faltaram.

Só que eles são um "osso duro de roer".

Um abraço

10:07 da tarde  
Blogger AM said...

olá F.

não que sejam favas contadas, mas posso "confessar" que estava à espera de um comentário teu mais ou menos como este
ainda bem que gostaste da posta
o mais importante (e apesar da borla do my space...) é comprar o disco (o meu já cá canta)
"osso duro de roer" dava um bom título para uma música... dos Dead Combo :)

10:36 da tarde  
Blogger black hole editeurs said...

Este comentário foi removido pelo autor.

7:44 da manhã  
Blogger formiga bargante said...

Manipulador...

7:46 da manhã  
Blogger AM said...

quem, eu?... :)

8:11 da tarde  
Blogger intruso said...

Muito curiosa esta tua "crítica"
(desculpa lá as aspas...)

Eu gosto muito do album,
mas percebo estas tuas reservas (quase mais ideológicas que artísticas, diria...)
:)


p.s.
viva os micro audio waves!!!

11:23 da manhã  
Blogger AM said...

obg, intruso

o que é que eu hei-de fazer (acabar com odp e depressa...)?...
já uma vez "debati" isto com a beluga do belogue... eu "racionalizo" (com aspas...) em demasia... e depois sai disto...

7:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home