40 Anos (Luz)
Edifício Franjinhas
Nuno Teotónio Pereira e João Braula Reis, Lisboa 1965-67
Foto CML
Edifício no Largo do Rato (Projecto)
Frederico Valsassina e Aires Mateu e Associados
40 anos (luz... de talento...) separam estes dois projectos. O primeiro, o de cima, é, sem exagero, uma das melhores obras da arquitectura portuguesa "moderna" do século XX, (por uma vez...) justamente premiada com o prémio Valmor.
A investigação sobre a "matéria" das formas, adequadas e apropriadas, à função (de um edifício de escritórios), ao "contexto" (também político...) e à luz da cidade (sem desculpas de mau pagador ou falsos álibis ditos "contextualistas" e "patrimonialistas" de "capeamentos" em... lioz...).
Sobre o segundo... bem sobre este tristíssimo "exercício" de des-multiplicação (dos "tiques") da "ouvre" em jeito de "autor" (rever a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa em Campolide...), não me apetece mesmo escrever mais nada... estamos (quase) no Natal (que é quando um homem quiser) e não é bonito bater nos ceguinhos (nem mesmo nos ceguinho tugas... d'olhão...)
Lisboa: cidade triste e alegre... mas não por esta ordem... não com esta des-ordem...
From Hank to Hendrix...
8 Comments:
E o teu "colega" Salgado até gosta do "Mostrengo do Largo do Rato".
O que mais nos espera em Lisboa?
o salgado diz que é "chocante!" (com sotaque!) e comparou (teve a lata de comparar...)com o meteorito (ah, querias...) do Kualhas na boa-bista, carago!!!
(2-0 e segue!!!...)
a posta não está dedicada, mas é como se estivesse, F.
um abraço
mais uma coisa:
não se diz colegas (que é feio), diz-se camaradas
colegas são as putas
E putas não somos todos nós? hó camarada arquitecto?
Este comentário foi removido pelo autor.
olá fernando
vou deixar ficar o teu comentário porque está assinado... e porque eu não gosto de apagar comentários (e muito menos os teus), mas não sei se não devias repensar o "texto", e, por assim dizer, o seu "conteúdo"... directo...
para mim o que está em causa no "mostrengo" ou na "bisarma", é apenas aquilo que considero ser a evidente falta de qualidade do mesmo
quanto ao "resto", não sei nada...
(acho "mesmo" que devias apagar a primeira frase do teu comentário... eu gosto de discutir ideias... projectos... não quero odp para ofender ninguém pessoalmente, e para chatices já chega o "mundo exterior"...)
espero - mais uma vez... - que compreendas
um abraço
O.K.
Vou para o canto, com as orelhas de burro.
Um abraço.
Fernando Gonçalves
dizem que a censura estimula a criatividade...
e que aquilo que (infelizmente) não pode ser provado, não pode (não deve) ser afirmado
não serve de "paliativo", mas sempre é uma "compensação"...
um abraço
LAMENTO A FALTA DE CATEGORIA E DE NÍVEL DOS PSEUDO-ARQUITECTOS QUE TIRAM OS CURSOS EM CIMA DOS JOELHOS E QUE, DEPOIS, VÊEM AQUI,ALÉM DE TEREM UMA LÍNGUA "FINA", FALAREM MAL DE PESSOAS QUE LUTARAM COMO SE CALHAR VÓS NUNCA HAVEIS LUTADO PARA SINGRAR NA VIDA E SEREM ALGUÉM, MESMO DENTRO DA PROFISSÃO QUE ESCOLHERAM!!!!
A ARQUITECTURA QUE AGORA FAZEM,E COMO PESSOA HONESTA QUE SOU,PORQUE GRAÇAS A DEUS FUI UMA PESSOA FORMADA E EDUCADA,APESAR DE LEIGA NA MATÉRIA, MAS OLHO PARA TODA A PANORÁMICA ACTUAL DESTA CIDADE,SENÃO DESTE PAÍS,E VEJO MONTES DE BETÃO E CIMENTO, ONDE ALÉM DE SE NÃO PODER ESPETAR UM PREGO NUMA PAREDE PORQUE CAI A MESMA, NÃO DURAM NEM METADE DO QUE DURAVAM ESTAS OBRAS DE ARTE AVANÇADAS PARA O TEMPO EM QUE FORAM CONSTRUÍDAS.
POSSO ASSEGURAR-VOS QUE SOU UMA PESSOA FAMILIAR DIRECTA DO ARQUITECTO JOÃO MARIA DE BRAULA REIS, DE QUEM TENHO TODA A HONRA EM FALAR E DE O SER, PORQUE OS SENHORES,PELO QUE LEIO AQUI, NEM AOS CALCANHARES LHE CHEGAM OU ALGUM DIA CHEGARÃO!!!!
AQUI PRESTO HOMENGAGEM AO MEU TIO ESPECTACULAR NÃO SÓ PROFISSIONALMENTE,COMO SER HUMANO QUE ERA, E TENHO PENA QUE ELE JÁ NÃO SEJA VIVO PARA OS SENHORES APRENDEREM A SER HOMENS!!!!
FIQUEM BEM MEUS SENHORES E HASTA LA VISTA!!!
AHH E ESQUECI-ME DE DIZER QUE ESTE BLOG FICA NOS MEUS FAVORITOS,PARA PODER DEMONSTRAR A TRISTE MENTALIDADE DOS NOSSOS ACTUAIS ARQUITECTOZINHOS DE TRAZER POR CASA LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!
Enviar um comentário
<< Home