terça-feira, dezembro 11, 2007

40 Anos (Luz)


















Edifício Franjinhas
Nuno Teotónio Pereira e João Braula Reis, Lisboa 1965-67
Foto CML


















Edifício no Largo do Rato (Projecto)
Frederico Valsassina e Aires Mateu e Associados

40 anos (luz... de talento...) separam estes dois projectos. O primeiro, o de cima, é, sem exagero, uma das melhores obras da arquitectura portuguesa "moderna" do século XX, (por uma vez...) justamente premiada com o prémio Valmor.
A investigação sobre a "matéria" das formas, adequadas e apropriadas, à função (de um edifício de escritórios), ao "contexto" (também político...) e à luz da cidade (sem desculpas de mau pagador ou falsos álibis ditos "contextualistas" e "patrimonialistas" de "capeamentos" em... lioz...).
Sobre o segundo... bem sobre este tristíssimo "exercício" de des-multiplicação (dos "tiques") da "ouvre" em jeito de "autor" (rever a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa em Campolide...), não me apetece mesmo escrever mais nada... estamos (quase) no Natal (que é quando um homem quiser) e não é bonito bater nos ceguinhos (nem mesmo nos ceguinho tugas... d'olhão...)
Lisboa: cidade triste e alegre... mas não por esta ordem... não com esta des-ordem...
From Hank to Hendrix...

8 Comments:

Blogger formiga bargante said...

E o teu "colega" Salgado até gosta do "Mostrengo do Largo do Rato".

O que mais nos espera em Lisboa?

9:49 da tarde  
Blogger AM said...

o salgado diz que é "chocante!" (com sotaque!) e comparou (teve a lata de comparar...)com o meteorito (ah, querias...) do Kualhas na boa-bista, carago!!!
(2-0 e segue!!!...)
a posta não está dedicada, mas é como se estivesse, F.
um abraço

mais uma coisa:
não se diz colegas (que é feio), diz-se camaradas
colegas são as putas

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E putas não somos todos nós? hó camarada arquitecto?

8:07 da manhã  
Blogger formiga bargante said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:04 da tarde  
Blogger AM said...

olá fernando

vou deixar ficar o teu comentário porque está assinado... e porque eu não gosto de apagar comentários (e muito menos os teus), mas não sei se não devias repensar o "texto", e, por assim dizer, o seu "conteúdo"... directo...

para mim o que está em causa no "mostrengo" ou na "bisarma", é apenas aquilo que considero ser a evidente falta de qualidade do mesmo

quanto ao "resto", não sei nada...

(acho "mesmo" que devias apagar a primeira frase do teu comentário... eu gosto de discutir ideias... projectos... não quero odp para ofender ninguém pessoalmente, e para chatices já chega o "mundo exterior"...)

espero - mais uma vez... - que compreendas

um abraço

2:43 da tarde  
Blogger formiga bargante said...

O.K.

Vou para o canto, com as orelhas de burro.

Um abraço.

Fernando Gonçalves

4:03 da tarde  
Blogger AM said...

dizem que a censura estimula a criatividade...
e que aquilo que (infelizmente) não pode ser provado, não pode (não deve) ser afirmado

não serve de "paliativo", mas sempre é uma "compensação"...

um abraço

7:59 da tarde  
Blogger Golfinha Azul said...

LAMENTO A FALTA DE CATEGORIA E DE NÍVEL DOS PSEUDO-ARQUITECTOS QUE TIRAM OS CURSOS EM CIMA DOS JOELHOS E QUE, DEPOIS, VÊEM AQUI,ALÉM DE TEREM UMA LÍNGUA "FINA", FALAREM MAL DE PESSOAS QUE LUTARAM COMO SE CALHAR VÓS NUNCA HAVEIS LUTADO PARA SINGRAR NA VIDA E SEREM ALGUÉM, MESMO DENTRO DA PROFISSÃO QUE ESCOLHERAM!!!!
A ARQUITECTURA QUE AGORA FAZEM,E COMO PESSOA HONESTA QUE SOU,PORQUE GRAÇAS A DEUS FUI UMA PESSOA FORMADA E EDUCADA,APESAR DE LEIGA NA MATÉRIA, MAS OLHO PARA TODA A PANORÁMICA ACTUAL DESTA CIDADE,SENÃO DESTE PAÍS,E VEJO MONTES DE BETÃO E CIMENTO, ONDE ALÉM DE SE NÃO PODER ESPETAR UM PREGO NUMA PAREDE PORQUE CAI A MESMA, NÃO DURAM NEM METADE DO QUE DURAVAM ESTAS OBRAS DE ARTE AVANÇADAS PARA O TEMPO EM QUE FORAM CONSTRUÍDAS.
POSSO ASSEGURAR-VOS QUE SOU UMA PESSOA FAMILIAR DIRECTA DO ARQUITECTO JOÃO MARIA DE BRAULA REIS, DE QUEM TENHO TODA A HONRA EM FALAR E DE O SER, PORQUE OS SENHORES,PELO QUE LEIO AQUI, NEM AOS CALCANHARES LHE CHEGAM OU ALGUM DIA CHEGARÃO!!!!
AQUI PRESTO HOMENGAGEM AO MEU TIO ESPECTACULAR NÃO SÓ PROFISSIONALMENTE,COMO SER HUMANO QUE ERA, E TENHO PENA QUE ELE JÁ NÃO SEJA VIVO PARA OS SENHORES APRENDEREM A SER HOMENS!!!!
FIQUEM BEM MEUS SENHORES E HASTA LA VISTA!!!
AHH E ESQUECI-ME DE DIZER QUE ESTE BLOG FICA NOS MEUS FAVORITOS,PARA PODER DEMONSTRAR A TRISTE MENTALIDADE DOS NOSSOS ACTUAIS ARQUITECTOZINHOS DE TRAZER POR CASA LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!

3:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home