sexta-feira, agosto 17, 2007

Bolhas e Mais-Valias

Uma moradia em Copenhaga é mais barata do que um apartamento em Odivelas, mesmo apesar de o PIB per capita dinamarquês ser duas vezes e meia superior ao português.

Nos últimos dez anos, o preço médio de uma habitação foi equivalente a nove vezes o salário bruto anual. (…) Estes rácios [preços da habitação/salário bruto] revelam-se relativamente elevados quando estabelecemos comparações com os rácios de outros países, cujos preços da habitação, em geral, se situam entre três e cinco vezes o salário médio bruto.

O problema das mais-valias urbanísticas (junto com o da tributação do património imobiliário), é a causa mais profunda do total desastre do ordenamento e da falência da economia do território português.

Mais três coisas que não têm nada a ver com a arquitectura... à atenção dos candidatos (a candidato) a "presidente-bastonário", respectivos "secretários", "listados" e outros "listáveis", presentes, futuros e/ou "passados"... Isto, "evidentemente", se não estiverem muito okupados a discutir o sexo dos anjos, perdão, o "papel" da acção cultural da OA (importantíssimo... inegavelmente...) e outros "coisos" que TAL...

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger tms said...

Caro AM, tenho vindo a publicar algumas coisas sobre as eleições nessa Santa Casa que tanto estimas. Dá uma vista de olhos e faz o favor de discordar.
http://rb02.blogspot.com/search/label/elei%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20ordem%20dos%20arquitectos
Tiago

4:47 da tarde  
Blogger AM said...

saltar para:

http://odesproposito.blogspot.com/2007/08/candidate.html

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home