Arquitectura Moderna em Grândola # 1
Edifício de gaveto em Grândola, junto ao Jardim 1.º de Maio.
Emílio José Espada Furtado.
Meados do Séc. XX. (1940/50?)
Um apaixonante edifício "moderno", no programa (misto - habitação e "garagem"), no desenho (das formas e dos espaços) e na construção (em betão armado).
Sobre as evidentes qualidades plásticas da construção, não vou escrever (muito). Chamo apenas a atenção para a subtil assimetria da composição (correctamente) desenvolvida em função da orientação solar e da hierarquia urbana das (duas) ruas; para a inteligência das montras "oblíquas", que potenciam a "exposição" dos "produtos", alargam o reduzido passeio e convidam à entrada; e para os generosos balanços das "palas", que protegem do sol... e da chuva.
As cores (originais?) remetem para os magníficos amarelos e vermelhos da tradição (urbana) local...
O autor, que não era arquitecto nem engenheiro... andou por Africa...
A obra "escapou" (como muitos outras...) ao IAPXX...
Para o GAD
Emílio José Espada Furtado.
Meados do Séc. XX. (1940/50?)
Um apaixonante edifício "moderno", no programa (misto - habitação e "garagem"), no desenho (das formas e dos espaços) e na construção (em betão armado).
Sobre as evidentes qualidades plásticas da construção, não vou escrever (muito). Chamo apenas a atenção para a subtil assimetria da composição (correctamente) desenvolvida em função da orientação solar e da hierarquia urbana das (duas) ruas; para a inteligência das montras "oblíquas", que potenciam a "exposição" dos "produtos", alargam o reduzido passeio e convidam à entrada; e para os generosos balanços das "palas", que protegem do sol... e da chuva.
As cores (originais?) remetem para os magníficos amarelos e vermelhos da tradição (urbana) local...
O autor, que não era arquitecto nem engenheiro... andou por Africa...
A obra "escapou" (como muitos outras...) ao IAPXX...
Para o GAD
7 Comments:
É isto que me espanta em alguma arquitectura:o fazerem-me crer que estou perante uma casa,edifício,bem mais recente do que é na realidade.E agradável à vista,para mais.
Credo!
Vê-se que o sr-que-não-é-arquitecto
-nem-engenheiro gosta do Mondrian, a avaliar pelas belas vigas que atravessam o tecto.
O sr. deve ser um "virtuoso" artesão de móveis ao estilo de Paços de Ferreira, basta ver as esquinas boleadas das varandas.
Trabalho bonito! (isto e as rendas de bilros)
Olá sardanisca :)
é caso para dizer que boa arquitectura é aquela que não envelhece... ou melhor, a boa arquitectura é aquela que sabe envelhecer...
Cara Marta, ex "o gajo que queria ser o Gaudi" :)
isso é que é mau feitio, hein? :)
sempre gostava de ver o teu caixote do lixo... :)
as vigas que atravessam (que atravessam, repara...) o tecto, não são bonitas nem feias, são (apenas) vigas (senhor...)
vigas feias, são as vigas que querem ser bonitas... que querem ser... "arquitectura"...
o "reticulado" do tecto por acaso, até está bem porreiro, e a "descarga" nos pilares que as aguentam e que fazem a fachada... tb!
a história da arquitectura está cheia de carpinteiros virtuosos... mas acho que não é a isso que te referes...
na minha (nada) modesta opinião, este edifício com mais de cinquenta anos em cima das vigas, tem mais "virtudes", que muitos parentes da mesma idade... e com mais "fama"...
Abaixo as vigas anorécticas!
Viva as rendas de bilros!
Peço desculpa mas não queria ofender ninguém!
Sinceramente não consigo gostar destes boleados!
Contudo não consigo estabelecer comparação entre este curioso objecto e a obra de Gaudí, que precisamente nunca se subjugou aos desenhitos reguladores de planimetrias "anoréticas".
A arquitectura do Gaudí também tinha formas estranhas, mas a forma criava espaço, não era um boleado de canto a rematar uma esquina. Quando entro na sagrada família, na cripta Guëll, ou na casa milá (la pedrera) entro dentro de um corpo, noutra dimensão, tem vértebras ( e sentímo-las n estão disfarçadas), tem movimento (não me falem de ghery e os edifícios que dançam, isso é só epiderme. Na cripta guëll os pilares dançam com a cobertura e tudo aparentemente desiquilibrado mas forte, seguro).
Claro que deve haver com certeza "coisas" bem piores do que esta que está aqui, feitas por arquitectos. Nomeadamente aqueles que querem fazer "vigas bonitas", e "desenhar" todas as esquinas e vãos com "mestria" de quem acha que o mundo é um grande reticulado cartesiano.
E a arquitectura não é feita para ficar bem no retrato da revista, nem no render xpto. Infelizmente a coisa funciona mesmo assim.
E o sr. Gaudí era muito mal visto pela sociedade sua contemporânea, só alguns "parolos" é que gostaram do que ele fazia, entre eles está o maior de sempre o sr. Guëll.
marta, ex , etc.
só digo que este edifício da posta é coisa estimável e durável, duas qualidades (infelizmente) pouco valorizadas...
comparação com gaudi, é despropósito... :) (isso é outro campeonato...)
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