terça-feira, março 27, 2007

Sitting is a Verb (?)

Whatever activity the inhabitant wants to engage in - taking a bath, sleeping, cooking - he must always think about it and perform some action, such as creating the bathroom by folding open a wall, making up the sofa, bed or folding the table. (...) Just as Rietveld's Red Blue chair is a manifesto of active sitting ("sitting is a verb" is a famous remark of him) so the Rietveld Schroder House is a manifesto of enlightened and active living.


Ao contrário do Rietveld da casa Rietveld Schroder de 1924, eu prefiro uma arquitectura "passiva", uma arquitectura do "esquecimento"... que não me obrigue (por preguiça...) a pensar nos degraus que tenho para subir, na "natureza" do espaço que "abandono" ou no "nome" (e na "qualificação" - como sendo isto ou aquilo...) do espaço ao qual "acedo", uma arquitectura que ofereça aos seus habitantes, uma vivência do espaço arquitectónico "ignorante" dos seus (e)feitos, ignorante da perspectiva subtilmente dirigida para uma lareira fora de qualquer "eixo" e apenas muito subtilmente "enquadrada", pelo "deambular" (demasiadas aspas...) da "promenade"...
Mas isto (do "informalismo"...), já não é Rietveld (a "promenade" é do LC), é (todo o) Alvar Aalto... e não é para todos... é só para quem sabe... e pode.

No "resto" são as duas belíssimas, que é (?) o que interessa...