Italia 1 - Flandres 0
E eu também prefiro o Caravaggio.
Há por ali uma luz branca… e mais contraste entre a carne (morta) e a mortalha.
Mais secura e (ao contrário do que dizes) menos "pathos".
Acho a composição das seis figuras (em desequilíbrio) mais equilibrada.
E a mão da mãe de Cristo, por cima da cabeça do seu filho, comovente.
As mãos no ar da figura à direita (sempre), a desviar a atenção (sempre), é que "não havia necessidade"... e quase deitavam tudo a perder!
("alembraram-me" – as mão no ar - do "8 de Maio" do Goya...)
O Rubens é muito... "amarelo".
Há por ali uma luz branca… e mais contraste entre a carne (morta) e a mortalha.
Mais secura e (ao contrário do que dizes) menos "pathos".
Acho a composição das seis figuras (em desequilíbrio) mais equilibrada.
E a mão da mãe de Cristo, por cima da cabeça do seu filho, comovente.
As mãos no ar da figura à direita (sempre), a desviar a atenção (sempre), é que "não havia necessidade"... e quase deitavam tudo a perder!
("alembraram-me" – as mão no ar - do "8 de Maio" do Goya...)
O Rubens é muito... "amarelo".
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home