quinta-feira, novembro 23, 2006

Casa Ideal...










Meu Caro P.

O que é que eu posso escrever sobre o teu projecto?
Não é bem um projecto... parece mais um "estudo", em abstracto, do que um projecto, em concreto, para aquele sítio e para aquele "concurso".
Como projecto "tipo" tem muito (de bom) por onde se lhe (voltar) a pegar. (Pode dar umas generosas moradias em banda de "risco-ao-meio" por exemplo...)
Gosto do "objecto"... pessoalmente até sou mais sensível a estas arquitecturas "graves", pesadas e (bem) agarradas ao chão do que a outros exercícios mais "ligeiros", de arquitecturas algo "espíritas", cheias de corpos em levitação... Do meu ponto de vista, a casa ganhava (muito) com uns beirados expressivos e bem "lançados", digamos à maneira do FLW ou do nosso Keil do Amaral, para acentuar a horizontalidade da composição... e para a coisa ganhar mais umas sombras (a arquitectura, afinal, sempre é o jogo correcto e magnífico dos volumes...)
Repito. A proposta parece-me estritamente objectual... ignora o desenho do lote e a "linguagem" dos projectos dos "consagrados", e "evita" qualquer relação "explicita" com os espaços exteriores. Não é sequer esboçada (que se veja...) qualquer tentativa para o desenho dos percursos entre a garagem (?) e a "casa-mãe". Assim não admira que não fosses lá... (é que assim não vais mesmo lá...)
Dizes que o projecto é "irónico", mas eu não concordo. O projecto pode não ser a "sério" mas é (talvez até demasiado...) sério. A garagem "à margem", nos fundos do quintais, não é irónica... é uma "piada" (de mau gosto).
Enfim... coisas boas e coisas más... ficam ditas.

Imagens: "Casa Ideal para Uma Família Utopista Radical" de Paulo Moreira