sábado, dezembro 31, 2005

Journey of Life (BBC Learning)

Someday we'll live on venus
And men will walk on mars
But we will still be monkeys
Down deep inside

The Facts of Life, Naked, Talking Heads

Travel. Arrivel.
Years of a inch and a step
Toward a source.
I'm coming to you
I'll be there in time.

Pilgrimage, days of open hand, Suzanne Vega

Por aqui, pouco se têm falado em televisão...
Esta madrugada excelente o programa no BBC Learning, sobre a "viagem da vida" dos homens, dos hominidios ao homo sapiens... e rumo ao futuro. Afirmou-se que nos próximos 20, 50? anos, ainda no tempo de vida útil de muitos de nós, a diferença entre os humanos do futuro e os de hoje, será superior à que actualmente existe entre o homem actual e os nossos irmão macacos... Mas, será essa evolução(?) para todos, ou da mesma maneira que a evolução do homem não significou a extinção dos macacos, os novos homens irão coexistir com os seus (actuais e imperfeitos) antepassados. Iremos, graças a dispendiosas investigações em tecnologia, desenvolver uma elite (minoritária) de Super-Homens? E qual o papel reservado aos que permanecerem no actual estado de desenvolvimento? Será esta a luta de classes do futuro? Iremos substituir a exploração do homem pelo homem, pela exploração (escravidão ?) do homem, pelos... "Super-Homens"?
Ficção cientifica?
Optimismo!
Fiquei a saber, que nos "alvores da humanidade", a simples existência da nossa espécie, foi ameaçada por alterações climáticas provocadas por fenómenos naturais. Por pouco que não sobrava nenhum para continuar a contar a história. Sobreviveram, 1000 (mil) dizem os cientista, graças a estudos sobre o ADN. Mil. "Adões" e Evas! Porque se uniram, disseram... mas isto já se sabe que a BBC está cheia de elementos subversivos!
E foram os descendentes destes mil, que erectos, caminharam... que colonizaram, até ao domínio total da (sua) natureza, o planeta. Que construíram, como espelho da sua sociabilidade, as cidades.
E hoje, mais uma vez, viajamos... Travel. Arrival.

Desejos de um Bom Ano de 2006 para todos.