quarta-feira, novembro 30, 2005

Azulejos 1



















Uma das consequências da campanha do Bom Gosto, contra os Azulejos, ou vá lá, contra a utilização "explicita" de azulejos nas superfícies exteriores dos nossos "artefactos", provável herdeira dessa outra campanha de bom gosto contra as "casas de emigrante", campanha que atingiu o ponto alto (leia-se baixo...) com a "alcunha" de "ladrilhador" ao ex-presidente da CML João Soares no (quase sempre excelente) Contra-Informação; uma das consequências, escrevia eu, foi a passagem à clandestinidade desse "brilhante" amigo, filho de pais árabes "educado" nas melhores igrejas barrocas do credo católico...
(Tudo isto, como tristemente sabemos, redundou (e de que maneira) no actual, neo-português-suave, de cariz pouco regionalista (o que não teria mal nenhum, se...) e no sonho "kitch" da moradia unifamiliar da burguesia, espalhada por infinitos loteamentos ou resorts... muitas vezes, diga-se com "uns toques" de arquitecto...)
Voltando ao azulejo, que regressa pela mão dos arquitectos, mas agora, desperdiçado o antigo e precioso apoio "popular", contra o gosto "oficial", bem pode "brilhar" sozinho.

Nota: A moradia da fotografia foi "restaurada". Os azulejos foram "eliminados". O "essencial", como é obvio, não foi preservado.